Há cerca de três meses os moradores do Residencial Mont Serrat, em Aparecida de Goiânia, convivem com o mato alto e um lixão a céu aberto na Rua 507. O ponto de descarte irregular, inclusive, tem acumulado lixo doméstico, entulho e móveis, além de carcaças de animais mortos e eletrodomésticos inutilizáveis. Segundo o comerciante Osvaldo Calixto, animais peçonhentos, insetos e até cachorros e urubus começaram a aparecer na região atraídos pela sujeira.
Porém, a maior preocupação da população é com o mosquito Aedes aegypti, transmissor de doenças como a dengue, chicungunha e zika. Osvaldo diz que o lixo e o mato alto, aliados ao período chuvoso, se tornaram um criadouro propício para o inseto se proliferar na região.
“O setor está tomado pelo mato, a gente não consegue nem andar pela calçada porque já está invadindo a rua. Ai a população precisa andar no meio da via correndo risco de sofrer um acidente e por quê? Porque a prefeitura não realiza a roçagem da região. Isso é uma vergonha, fora que a gente ainda precisa conviver com o mal-cheiro e a dengue”, disse.
Parque Primavera
O comerciante denunciou ainda o mato alto nas ilhas da Avenida das Laranjeiras, no Parque Primavera, também no município. Segundo ele, as ilhas foram tomadas pela vegetação e isso faz com que os motoristas fiquem vulneráveis a acidentes no local que conta com dois cruzamentos.
“Não da para ver nada, a não ser que você praticamente entre na pista. A vegetação tampa a visão do motorista. É comum acontecer acidentes nesses cruzamentos, já que como o motorista não consegue ver quem está vindo vai entrando. Transitar por essa via está muito perigoso até mesmo para os pedestres, já que além do mato não tem iluminação pública. Há um ponto de ônibus que não tem proteção e que ao lado lado é um verdadeiro matagal. A população morre de medo de ficar esperando lá, mas como não tem outra forma, eles arriscam”, exaltou.
Nota Prefeitura de Aparecida
“A Secretaria de Desenvolvimento Urbano de Aparecida informa que vai encaminhar uma equipe de limpeza até o local. Informa ainda que a população precisa exercer a cidadania, ajudar na limpeza urbana da cidade e na preservação do meio ambiente.
O órgão alerta ainda que o descarte irregular de lixo, em locais impróprios, acarreta em proliferação de insetos, prejudica a saúde da população e gera outros transtornos.
O órgão informa ainda que o Disque Busca é um serviço público à população que recolhe móveis e eletrodomésticos velhos nas residências. Basta o morador registrar pedido pelo whatsapp 35459969″.