Press "Enter" to skip to content

Vídeo: Mais de 2 mil residências recebem visitas em ação da CUFA contra dengue em Aparecida

Última atualização 13/02/2022 | 16:20

Goiás vivencia intenso período de chuvas e a fórmula água empoçada mais calor pode representar risco à saúde. Por isso, a população de Aparecida de Goiânia foi a primeira a receber uma série de ações contra a dengue organizada pela Central Única das Favelas em Goiás (CUFA GO) com o apoio da Prefeitura municipal.

No lançamento da atividade neste sábado (12), mais de duas mil casas na região do Madre Germana receberam a visita de voluntários e agentes, que atuaram eliminando o acúmulo de água e aplicando inseticida. Na ocasião também são distribuídos kits de higiene e alimentos para as pessoas mais carentes.

“O objetivo é trazer conscientização para a população com relação a uma antiga inimiga, mas que veio com muito mais força esse ano: a dengue. Temos índice de 900% a mais de casos da doença em relação a janeiro do ano passado. São números absurdos e alarmantes. Precisamos juntar forças da sociedade civil organizada, do Poder Público e dos meios de comunicação para conscientizar a população”, afirmou o presidente da organização, Breno Cardoso.

Segundo ele, a preocupação com a possibilidade de uma epidemia da doença motivou a inclusão das 35 cidades onde a CUFA está presente no estado, como Goiânia. “É fundamental cuidar da nossa residência, principalmente nesse período. Já vivemos uma pandemia de covid-19 e um aumento dos índices de pessoas com dengue. Temos que zelar pela nossa saúde e pela do próximo também“, defende.

O mais recente Levantamento Rápido de Índices para Aedes Aegypti (LIRAa) aponta que os três principais criadouros onde o mosquito se reproduz são possíveis de serem combatidos pela população. Entre janeiro e a primeira semana deste mês, o índice da doença subiu 203% no estado, conforme dados da Secretaria Estadual de Saúde (SES-GO).

Veja como foi a ação: