Press "Enter" to skip to content

Vídeo: Medo do Talibã faz pais entregarem filhos na embaixada

Após o Talibã tomar o poder do Afeganistão, vídeos registram momentos de desespero de mães e pais entregando seus filhos para militares nos arredores do aeroporto de Cabul. As imagens registram bebês sendo transportados de mão em mão na multidão até chegarem a soldados posicionados atrás de muros.

Militares do exército britânico aparece nas filmagens, mas o secretário de Defesa Ben Wallace alertou que não é possível transportar os menores sem a presença dos pais.

”Não podemos simplesmente levar um menor por conta própria. A criança foi levada porque a família também será levada. É muito, muito difícil para aqueles soldados, como mostram as filmagens, lidar com algumas pessoas desesperadas, muitas das quais estão apenas querendo deixar o país” disse Wallace em entrevista à Reuters.

Em outro vídeo compartilhado pela organização Rise To Peace, soldados americanos aparecem carregando uma criança por cima de um muro do mesmo local. Logo depois, uma mulher também atravessa a barreira com a ajuda dos militares.

Ao jornal britânico The Independent, um paraquedista do Exército do Reino Unido, contou que as mães pareciam ”desesperadas”. ”Elas gritavam ‘salve meu bebê’ e jogaram os bebês em nós, alguns deles caíram no arame farpado. Foi horrível o que aconteceu. Ao final da noite, não havia nenhum homem entre nós que não estivesse chorando” lamentou.

Um porta-voz do Talibã informou à Reuteres que desde domingo foram registradas 12 mortes nos arredores do aeroporto da capital. O representante solicitou que todos sem a autorização para viajar voltassem para suas casas e alegou que o grupo ”não quer machucar ninguém no aeroporto”.