Vídeo: moradores denunciam poluição causada por lixão a céu aberto, em Goiânia

Moradores denunciaram ao Diário do Estado que há cerca de três meses uma área pública da  Rua RM4, no Residencial Maringá, em Goiânia, foi tomada pelo lixo. O catador de recicláveis, Juscelino Silva Borges, explicou que o local virou um ponto de descarte irregular de lixo e que tem acumulado galhos, folhas de árvores, entulho e até lixo doméstico. Entretanto, os resíduos começaram a chegar ao rio que fica na região, levado pelas enxurradas.

O morador explicou ainda que há móveis e carcaças de animais mortos, e que eletrodomésticos inutilizados também são descartados diariamente no local. Além disso, Juscelino explica que o mau cheiro, aliado à proliferação de animais peçonhentos e de insetos como o mosquito Aedes aegypti, transmissor de doenças como a dengue, chicungunha e zika, tem preocupado a população do bairro.

“Tem tanto lixo que os galhos de árvore já estão quase na rua. Agora eu pergunto, como que a prefeitura e a saúde cobram a população para manter a casa limpa para evitar a proliferação da dengue, sendo que essas áreas estão tomadas pelo lixo e o mato alto? É aqui que está o foco da dengue. As autoridades precisam tomar conhecimento dessa situação no setor e limpar a área. O lixo já está até contaminando o rio, porque ele é levado pela enxurrada. Algo precisa ser feito”, concluiu.

Em nota, a Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg), disse que enviará uma equipe a local para que seja feita a roçagem e o recolhimento do lixo acumulado.

Moradores denunciam proliferação da dengue na região / Foto: Arquivo pessoal

Nota da Comurg

“A Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg) enviará equipe para atender as demandas correlatas aos moradores da Rua RM-4, no Residencial Maringá indicadas pela reportagem, nos próximos dias”.

Veja o vídeo gravado por moradores da região

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Natal do Bem amplia acesso com nova entrada pela BR-153

O acesso via BR-153 é novidade na edição do Natal do Bem 2024, em Goiânia. Este ano, o evento conta com seis áreas de estacionamento, sendo duas próximo à rodovia federal. Ao todo, são 12 mil vagas rotativas e gratuitas disponíveis para os visitantes.

Para chegar ao Centro Cultural Oscar Niemeyer (CCON) pela BR-153, é necessário seguir pela marginal no primeiro ponto de acesso – próximo à Universidade Paulista (Unip), virar à direita na Rua Recife/Araxá, fazer o retorno, virar à direita na Alameda Barbacena e, por fim, virar à esquerda na Rua 106.

Para quem preferir outro percurso, pode fazer o trajeto pela GO-020, virar à direita na Avenida Doutor José Hermano e seguir até os pontos de estacionamentos próximos ao CCON. Há equipes técnicas em todos os locais para orientar os visitantes.

Em todos os acessos (vias BR-153 e GO-020), há também pontos de embarque e desembarque para usuários de transporte por aplicativos.

Para os usuários do transporte coletivo, o Natal do Bem conta, este ano, com duas linhas exclusivas e gratuitas: uma com ponto de embarque e desembarque no Deck Sul 1 do Flamboyant Shopping, e outra com ponto em frente ao Museu Zoroastro, na Praça Cívica.

As linhas funcionam de terça-feira a domingo, das 18 às 23 horas. A Rede Metropolitana de Transportes Coletivos (RMTC) também opera duas linhas regulares que atendem o itinerário até o local do evento: a 990, com parada no Terminal Praça da Bíblia, e a 991, no Terminal Isidória.

O Natal do Bem é uma iniciativa do governo estadual, por meio do Goiás Social e Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), e conta com entrada, estacionamentos e mais de 300 atrações culturais gratuitas.

O complexo natalino possui mais de 30 mil metros quadrados, quase três milhões de pontos de luz e uma Árvore de Natal de 40 metros de altura. A expectativa é que 1,5 milhão de pessoas visitem o evento, que segue até 5 de janeiro, de terça-feira a domingo, das 18 às 23 horas.

O evento conta com os patrocínios da Saneago, Flamboyant Shopping, Flamboyant Urbanismo, O Boticário, Sicoob, Sistema OCB, Equatorial e Mobi Transporte.

Mapa dos acessos ao Natal do Bem:

 

 

 

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Isso vai fechar em 0 segundos