Press "Enter" to skip to content

Vídeo: moradores denunciam poluição causada por lixão a céu aberto, em Goiânia

Última atualização 24/02/2022 | 08:08

Moradores denunciaram ao Diário do Estado que há cerca de três meses uma área pública da  Rua RM4, no Residencial Maringá, em Goiânia, foi tomada pelo lixo. O catador de recicláveis, Juscelino Silva Borges, explicou que o local virou um ponto de descarte irregular de lixo e que tem acumulado galhos, folhas de árvores, entulho e até lixo doméstico. Entretanto, os resíduos começaram a chegar ao rio que fica na região, levado pelas enxurradas.

O morador explicou ainda que há móveis e carcaças de animais mortos, e que eletrodomésticos inutilizados também são descartados diariamente no local. Além disso, Juscelino explica que o mau cheiro, aliado à proliferação de animais peçonhentos e de insetos como o mosquito Aedes aegypti, transmissor de doenças como a dengue, chicungunha e zika, tem preocupado a população do bairro.

“Tem tanto lixo que os galhos de árvore já estão quase na rua. Agora eu pergunto, como que a prefeitura e a saúde cobram a população para manter a casa limpa para evitar a proliferação da dengue, sendo que essas áreas estão tomadas pelo lixo e o mato alto? É aqui que está o foco da dengue. As autoridades precisam tomar conhecimento dessa situação no setor e limpar a área. O lixo já está até contaminando o rio, porque ele é levado pela enxurrada. Algo precisa ser feito”, concluiu.

Em nota, a Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg), disse que enviará uma equipe a local para que seja feita a roçagem e o recolhimento do lixo acumulado.

Moradores denunciam proliferação da dengue na região / Foto: Arquivo pessoal

Nota da Comurg

“A Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg) enviará equipe para atender as demandas correlatas aos moradores da Rua RM-4, no Residencial Maringá indicadas pela reportagem, nos próximos dias”.

Veja o vídeo gravado por moradores da região