Press "Enter" to skip to content

Vídeo: Mulher é presa por maus-tratos a 60 gatos, no RJ

Última atualização 15/07/2022 | 13:44

Uma mulher foi presa por manter cerca de 60 gatos em situação de maus-tratos. Para quem passava pela rua, era apenas um apartamento de frente para a praia, no Rio de Janeiro. Mas, por dentro, a situação era lamentável. Ambiente sujo e com diversos gatos que eram obrigados a se alimentar das próprias fezes, por falta de alimentos.

A Polícia Civil (PC), em conjunto com a Subsecretária Estadual de Proteção e Bem-Estar Animal (Supan Rio), resgatou cerca de 60 gatos e a mulher que os mantinha em condições inadequadas foi presa.

Segundo investigações, os vizinhos denunciaram o caso após um dos gatos cair da cobertura e morrer no último mês de junho. Eles ainda informaram aos militares que era praticamente impossível passar perto do apartamento, devido ao mau cheiro que exalava para o lado de fora. 

De acordo com Camila Costa, Subsecretária Estadual de Proteção Animal, essa já é a segunda operação realizada no mesmo local. Na primeira vez, cerca de 28 gatos foram resgatados.

“Na primeira denúncia um gato havia caído da cobertura, oferecemos ajuda e ela não aceitou. Acionamos a polícia e retornamos com mandado de busca e retiramos todos os que encontramos hoje. Acreditamos que ela tenha escondido gatos em outro local, já desconfiando de uma nova operação. Todos já foram para uma clínica veterinária e em seguida vão ficar em um lar temporário até que sejam adotados,”, disse Camila Costa, Subsecretária Estadual de Proteção Animal”, informa Camila. 

A delegada Flávia Monteiro, titular da 11ª DP (Rocinha), representou junto à Justiça a expedição de um mandado de busca e apreensão. Já na segunda operação, que aconteceu na manhã desta quinta-feira, 14, foram resgatados cerca de 60 gatos. De acordo com a Delegada, a proprietária ainda tentou impedir a entrada dos agentes, mas acabou sendo presa em flagrante, por maus-tratos. 

“Montamos uma força-tarefa com a Subsecretaria Estadual de Proteção e Bem-Estar Animal e a Segov, para resgatar e salvar todos esses gatos que estavam sem água, sem comida, num ambiente lotado de fezes, urina, barata, completamente sem condições. A responsável pelo apartamento e pelos animais foi conduzida à delegacia e presa em flagrante pelo crime inafiançável de maus-tratos”, explicou a delegada.

Ainda segundo a Delegada, toda a ação durou cerca de cinco horas, e diversos moradores da região doaram cerca de 700 quilos de rações para os animais que foram resgatados e encaminhados para a clinica veterinária.