Última atualização 29/07/2021 | 17:27
Uma idosa de 64 anos foi presa em flagrante, na quarta-feira (28), por injúria racial, em Taguatinga, no Distrito Federal. Pai e filho estavam na calçada, em frente a um shopping da região, quando a idosa passou por eles e iniciou as ofensas. “Negrada do inferno, vai pro raio que o parta”, disse.
Segundo informações do G1, No momento das agressões, o técnico em telecomunicação Alcides Jesus Santos, de 39 anos, filmava o pai, José Barbosa dos Santos, de 70 anos, em frente ao estabelecimento comercial. Eles voltavam de uma consulta médica, já que o idoso faz tratamento contra um câncer.
As imagens mostram que os dois comentavam sobre a pintura do edifício. José trabalha como pintor há mais de 40 anos. Nesse momento, a mulher passou e ofendeu pai e filho. Uma policial militar à paisana passava pelo local e escutou o que a idosa disse. “Você está doida?”, questionou a agente quando notou o crime.
Em seguida, o vídeo mostra que a suspeita tentou fugir e agrediu a policial com um chute. Momentos depois, um militar do Corpo de Bombeiros que também viu a situação, ajudou a conter a agressora até a chegada dos policiais militares. O nome da mulher detida não foi divulgado. Ela foi presa e levada à 21ª Delegacia de Polícia, em Taguatinga Sul.
O caso foi registrado como injúria racial e vias de fato, já que a mulher também agrediu a policial. Segundo a Polícia Civil, foi arbitrada fiança, mas a corporação não informou o valor e nem se a quantia foi paga pela suspeita. Já Alcides, uma das vítimas, contou à reportagem que a agressora foi liberada da delegacia após pagar R$ 1 mil.
Alcides acredita também que o crime se trata de um caso de racismo e, não, de injúria racial. “Quando ela fala ‘negrada’, ela envolve toda uma raça”.
https://youtu.be/WpWL_2wPv6A