Vídeo: Mulheres afegãs protestam por seus direitos e contra regime Talibã

Com a volta do Talibã ao poder no Afeganistão, os direitos que as mulheres vinham recuperando durante os últimos 20 anos acabam retrocedendo aos velhos tempos de opressão. Diante deste temor, mulheres afegãs organizaram a primeira mobilização em defesa de seus direitos e para exigir apoio internacional.

Em lugares que já estão ocupados pelo Talibã, novas regras já foram impostas, incluindo as restrições para as mulheres. As mulheres não tem mais permissão para deixarem suas casas sem a companhia de um homem e precisam estar completamente cobertas pela burca ao saírem de casa.

Com o crescimento da violência no país muitos afegãos estão sendo obrigados a fugir de suas casas, mas as mulheres divorciadas, viúvas ou que moram sozinhas estão isoladas, sem poder sair de casa. Entretanto o que mais tem assustado as mulheres é a volta da prática de casamentos forçados de crianças, jovens e viúvas com membros do Talibã.

O talibã informou nesta terça-feira (17) que as mulheres irão integrar o governo do grupo radical, em uma tentativa de convencer a população de que houve mudanças, após multidões desesperadas tentarem sair do país.

Entretanto as mulheres afegãs, mantém o estado de alerta permanente, enquanto pelas redes sociais circulam fotos e vídeos de membros do talibã apagando os muros da cidade que tem imagens publicitárias  de mulheres afegãs.

 

 

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Manutenção deixará 125 bairros de Goiânia e Aparecida sem água neste fim de semana

A Saneago anunciou uma manutenção programada que afetará o abastecimento de água em 125 bairros de Goiânia e Aparecida de Goiânia neste sábado, 23. A interrupção ocorrerá das 4h às 17h para a interligação de uma adutora que conecta o Booster Vila Adélia ao Centro de Reservação Atlântico. A previsão é que o fornecimento de água seja normalizado até a noite de domingo, 24.

A empresa informou que a intervenção faz parte de um projeto para duplicar a tubulação, reforçando o sistema de abastecimento das regiões impactadas. Durante o período, a Saneago pede que os moradores usem suas reservas de água de forma consciente, evitando desperdícios.

Bairros afetados
Em Goiânia, localidades como Jardim Europa, Residencial Alphaville, Buriti Sereno, Jardim Itaipu e Loteamento Celina Park serão impactadas. Já em Aparecida, bairros como Cidade Vera Cruz, Residencial Village Santa Rita, Jardim Helvécia e Garavelo também estarão na lista de áreas com interrupção no abastecimento.

A intervenção é necessária para melhorar a infraestrutura da rede de distribuição de água, mas a Saneago reforça que os moradores devem estar atentos para evitar o consumo excessivo durante a manutenção.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Isso vai fechar em 0 segundos