Press "Enter" to skip to content

Vídeo: Mulheres afegãs protestam por seus direitos e contra regime Talibã

Com a volta do Talibã ao poder no Afeganistão, os direitos que as mulheres vinham recuperando durante os últimos 20 anos acabam retrocedendo aos velhos tempos de opressão. Diante deste temor, mulheres afegãs organizaram a primeira mobilização em defesa de seus direitos e para exigir apoio internacional.

Em lugares que já estão ocupados pelo Talibã, novas regras já foram impostas, incluindo as restrições para as mulheres. As mulheres não tem mais permissão para deixarem suas casas sem a companhia de um homem e precisam estar completamente cobertas pela burca ao saírem de casa.

Com o crescimento da violência no país muitos afegãos estão sendo obrigados a fugir de suas casas, mas as mulheres divorciadas, viúvas ou que moram sozinhas estão isoladas, sem poder sair de casa. Entretanto o que mais tem assustado as mulheres é a volta da prática de casamentos forçados de crianças, jovens e viúvas com membros do Talibã.

O talibã informou nesta terça-feira (17) que as mulheres irão integrar o governo do grupo radical, em uma tentativa de convencer a população de que houve mudanças, após multidões desesperadas tentarem sair do país.

Entretanto as mulheres afegãs, mantém o estado de alerta permanente, enquanto pelas redes sociais circulam fotos e vídeos de membros do talibã apagando os muros da cidade que tem imagens publicitárias  de mulheres afegãs.