Vídeo: novo caso de falsa vacinação é filmado em Goiânia

Em vídeo que circula nos grupos das redes sociais, surge mais um caso de “falsa vacinação” da Covid-19 flagrado em Goiânia, em drive-thru do setor Universitário. A enfermeira que coloca a agulha no paciente idoso diz, durante o ato: “graças a Deus, a partir de hoje, o senhor já está mais protegido”, e tira a seringa, limpando com algodão.

O motorista que levou o idoso, ao lado da cena, protesta: “Minha senhora, minha senhora! Você não aplicou nada aí! Para com isso! Ajuda ‘nóis’!”. Então, a profissional reconhece: “é verdade, é verdade… desculpa!”. O paciente é Osvaldo de Almeida Peres, de 84 anos, e quem percebeu a situação foi seu filho, Leonardo Peres, que gravava a cena para mostrar para a família, segundo contou ao G1.

Veja:

Não é a primeira vez que uma situação semelhante é filmada em Goiânia. No dia 10 de fevereiro, no mesmo ponto de vacinação, outra profissional da saúde chega a colocar a agulha no braço de Floramy de Oliveira Jordão, de 88 anos, e a retira sem aplicar o imunizante. A filha então questionou a enfermeira, que numa segunda “tentativa”, vacinou a idosa.

Em nota, a Secretaria Municipal de Saúde respondeu que em seu protocolo, para manter a segurança na vacinação, os “enfermeiros e técnicos de enfermagem trabalham em dupla, sendo que um deles mostra a seringa antes do preparo e também após a aplicação da dose para a pessoa que será vacinada e o acompanhante. Também temos estimulado que o gesto vacinal seja filmado, para oferecer maior tranquilidade à população”, diz o texto.

Sobre o episódio de hoje, a secretaria afirmou:

“Em relação ao fato ocorrido nesta quinta-feira (18/02), esclarecemos que a técnica de enfermagem que aplicou a dose é servidora da Associação dos Funcionários do Fisco do Estado de Goiás, instituição parceira na Campanha de Vacinação Contra a Covid-19. A SMS e a AFFEGO estão investigando o episódio para tomar as medidas cabíveis.

Vale ressaltar que o idoso foi vacinado. A SMS destaca ainda que já aplicou nas últimas semanas 69.061 doses de vacina contra a Covid-19, contando com suporte de profissionais qualificados e dedicados, além de uma fiscalização rigorosa”.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Meteorologia prevê chuvas volumosas para boa parte do país

O fim de semana terá condições favoráveis a chuvas volumosas nas regiões Norte, Centro-Oeste, Nordeste e Sudeste do Brasil. Segundo boletim divulgado hoje (22), em Brasília, pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), um alerta de chuvas intensas foi emitido para a região que vai do Amazonas, passando por Rondônia, Mato Grosso, norte do Mato Grosso do Sul, sul do Tocantins, Goiás, Pará, Minas Gerais e sul da Bahia.  

Para essas áreas o alerta é de chuva com volume entre 30 e 60 milímetros por hora (mm/h) ou 50 e 100 mm/dia, com ventos intensos entre 60-100 km/h. Há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

Além disso, também estão previstas chuvas com volume entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia e ventos intensos que podem chegar até a 60 km/h.  

As pancadas podem ocorrer no Acre e Amazonas; sul do Pará, Maranhão, Piauí, Tocantins e Bahia. Chuvas com o mesmo volume são esperadas para o Mato Grosso do Sul, norte de São Paulo, sul de Minas Gerais, Espírito Santo e Rio de Janeiro.

Risco reduzido

Há baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.

A Meteorologia também alerta para a ocorrência de acumulado de chuvas no litoral sul paulista, em todo o litoral paranaense e no litoral norte de Santa Catarina. Nessas regiões estão previstas chuvas entre 20 a 30 mm/h ou até 50 mm/dia. Há baixo risco de alagamentos e pequenos deslizamentos em cidades com essas áreas de risco. 

Para a região que abrange a faixa leste da Bahia, incluindo o Recôncavo Baiano, até Sergipe, o Inmet informou sobre a tendência de que uma zona de Convergência do Atlântico Sul se configure a partir de sábado, 23, podendo persistir até terça-feira (26), o que poderá ocasionar volumes expressivos de chuva.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp