Vídeo: novo caso de falsa vacinação é filmado em Goiânia

Em vídeo que circula nos grupos das redes sociais, surge mais um caso de “falsa vacinação” da Covid-19 flagrado em Goiânia, em drive-thru do setor Universitário. A enfermeira que coloca a agulha no paciente idoso diz, durante o ato: “graças a Deus, a partir de hoje, o senhor já está mais protegido”, e tira a seringa, limpando com algodão.

O motorista que levou o idoso, ao lado da cena, protesta: “Minha senhora, minha senhora! Você não aplicou nada aí! Para com isso! Ajuda ‘nóis’!”. Então, a profissional reconhece: “é verdade, é verdade… desculpa!”. O paciente é Osvaldo de Almeida Peres, de 84 anos, e quem percebeu a situação foi seu filho, Leonardo Peres, que gravava a cena para mostrar para a família, segundo contou ao G1.

Veja:

Não é a primeira vez que uma situação semelhante é filmada em Goiânia. No dia 10 de fevereiro, no mesmo ponto de vacinação, outra profissional da saúde chega a colocar a agulha no braço de Floramy de Oliveira Jordão, de 88 anos, e a retira sem aplicar o imunizante. A filha então questionou a enfermeira, que numa segunda “tentativa”, vacinou a idosa.

Em nota, a Secretaria Municipal de Saúde respondeu que em seu protocolo, para manter a segurança na vacinação, os “enfermeiros e técnicos de enfermagem trabalham em dupla, sendo que um deles mostra a seringa antes do preparo e também após a aplicação da dose para a pessoa que será vacinada e o acompanhante. Também temos estimulado que o gesto vacinal seja filmado, para oferecer maior tranquilidade à população”, diz o texto.

Sobre o episódio de hoje, a secretaria afirmou:

“Em relação ao fato ocorrido nesta quinta-feira (18/02), esclarecemos que a técnica de enfermagem que aplicou a dose é servidora da Associação dos Funcionários do Fisco do Estado de Goiás, instituição parceira na Campanha de Vacinação Contra a Covid-19. A SMS e a AFFEGO estão investigando o episódio para tomar as medidas cabíveis.

Vale ressaltar que o idoso foi vacinado. A SMS destaca ainda que já aplicou nas últimas semanas 69.061 doses de vacina contra a Covid-19, contando com suporte de profissionais qualificados e dedicados, além de uma fiscalização rigorosa”.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Pesquisa aponta que 49% dos brasileiros acreditam em melhorias no país em 2025

Um levantamento realizado pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban) revelou que 49% dos brasileiros acreditam que o país terá melhorias em 2025. O índice permanece estável em relação à pesquisa de outubro, mas registra uma queda de 10 pontos percentuais comparado a dezembro de 2023, quando o otimismo atingiu 59%.

A percepção de piora aumentou entre os entrevistados: 28% acreditam que o Brasil irá piorar em 2025, uma alta de cinco pontos em relação a outubro (23%) e de 11 pontos frente a dezembro do ano anterior (17%).

O levantamento, divulgado nesta quinta-feira, 26, foi realizado pelo Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas (Ipespe) entre os dias 5 e 9 de dezembro, com 2 mil participantes de todas as regiões do país.

Sobre o desempenho do Brasil em 2024, 66% dos entrevistados afirmaram que o país melhorou (40%) ou permaneceu igual (26%) em comparação a 2023. No entanto, essa soma representa uma queda de 13 pontos em relação a dezembro de 2023, quando 79% acreditavam que o cenário havia melhorado (49%) ou permanecido estável (30%).

A percepção de piora em 2024 alcançou 32% em dezembro, marcando um aumento significativo em relação aos 20% registrados no mesmo período do ano anterior.

Para Antonio Lavareda, presidente do Conselho Científico do Ipespe, os resultados refletem um equilíbrio entre otimismo e cautela. “O ano teve aspectos positivos, como o aumento do emprego, mas foi marcado por fatores adversos, como seca, queimadas e notícias sobre alta da Selic, juros e inflação”, explicou Lavareda.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp