Press "Enter" to skip to content

Vídeo: novo caso de falsa vacinação é filmado em Goiânia

Última atualização 18/02/2021 | 18:01

Em vídeo que circula nos grupos das redes sociais, surge mais um caso de “falsa vacinação” da Covid-19 flagrado em Goiânia, em drive-thru do setor Universitário. A enfermeira que coloca a agulha no paciente idoso diz, durante o ato: “graças a Deus, a partir de hoje, o senhor já está mais protegido”, e tira a seringa, limpando com algodão.

O motorista que levou o idoso, ao lado da cena, protesta: “Minha senhora, minha senhora! Você não aplicou nada aí! Para com isso! Ajuda ‘nóis’!”. Então, a profissional reconhece: “é verdade, é verdade… desculpa!”. O paciente é Osvaldo de Almeida Peres, de 84 anos, e quem percebeu a situação foi seu filho, Leonardo Peres, que gravava a cena para mostrar para a família, segundo contou ao G1.

Veja:

Não é a primeira vez que uma situação semelhante é filmada em Goiânia. No dia 10 de fevereiro, no mesmo ponto de vacinação, outra profissional da saúde chega a colocar a agulha no braço de Floramy de Oliveira Jordão, de 88 anos, e a retira sem aplicar o imunizante. A filha então questionou a enfermeira, que numa segunda “tentativa”, vacinou a idosa.

Em nota, a Secretaria Municipal de Saúde respondeu que em seu protocolo, para manter a segurança na vacinação, os “enfermeiros e técnicos de enfermagem trabalham em dupla, sendo que um deles mostra a seringa antes do preparo e também após a aplicação da dose para a pessoa que será vacinada e o acompanhante. Também temos estimulado que o gesto vacinal seja filmado, para oferecer maior tranquilidade à população”, diz o texto.

Sobre o episódio de hoje, a secretaria afirmou:

“Em relação ao fato ocorrido nesta quinta-feira (18/02), esclarecemos que a técnica de enfermagem que aplicou a dose é servidora da Associação dos Funcionários do Fisco do Estado de Goiás, instituição parceira na Campanha de Vacinação Contra a Covid-19. A SMS e a AFFEGO estão investigando o episódio para tomar as medidas cabíveis.

Vale ressaltar que o idoso foi vacinado. A SMS destaca ainda que já aplicou nas últimas semanas 69.061 doses de vacina contra a Covid-19, contando com suporte de profissionais qualificados e dedicados, além de uma fiscalização rigorosa”.