VÍDEO: Ondas brilham em azul neon em fenômeno registrado em Porto Belo, SC

video3A-ondas-brilham-em-azul-neon-em-fenomeno-registrado-em-porto-belo2C-sc

VÍDEO: ondas do mar brilham em azul neon em fenômeno registrado no litoral de SC; conheça

Colorido é causado por reação de algas da espécie Noctiluca scintillans. Filmagem foi feita em Porto Belo, no Litoral Norte.

VÍDEO: Ondas brilham em azul neon em fenômeno registrado em praia de Porto Belo

VÍDEO: Ondas brilham em azul neon em fenômeno registrado em praia de Porto Belo

Algas coloriram com azul neon o mar de Porto Belo, no Litoral Norte de Santa Catarina, por conta do fenômeno da bioluminescência. Em um vídeo divulgado na internet, é possível ver o brilho nas ondas (assista acima). O fenômeno é ativado quando há movimento na superfície do mar. A filmagem foi feita na noite de sexta-feira (17).

Segundo o professor de oceanografia da Universidade do Vale do Itajaí (Univali), Márcio Tamanaha, as algas responsáveis pelo fenômeno são da espécie Noctiluca scintillans. Só é possível presenciar a bioluminescência durante a noite:

“Durante o dia, com o oxigênio presente, através dos elétrons, ocorre uma ativação (energização) da molécula e, à noite, o excesso de energia dentro da célula é liberado através da produção de luz”, diz.

Tamanaha explica que a microalga marinha produz bioluminescência naturalmente por meio de uma reação bioquímica entre a proteína luciferina e a enzima luciferase. Quando há atrito na água, como o movimento das ondas, as células se chocam, intensificando a liberação desse fenômeno.

Essa não é a primeira vez que o fenômeno é visto em Santa Catarina. Em 5 de julho de 2024, por exemplo, cores fluorescentes foram registradas na praia da Ribanceira, em Imbituba. Dias depois, em 18 de julho daquele ano, o fenômeno foi flagrado no mar de Balneário Camboriú.

“Alguns anos atrás, não era frequente de ocorrer, mas está aumentando a frequência. Não é um fenômeno raro, pois estas microalgas são cosmopolitas e estão presentes em várias partes do mundo, também tendo bioluminescência”, explicou Tamanaha.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp