Press "Enter" to skip to content

Vídeo: pessoas são jogadas de avião no Afeganistão

Última atualização 16/08/2021 | 13:16

Um tumulto no aeroporto de Cabul deixou mortos e feridos nesta segunda-feira (16), quando milhares de pessoas tentavam embarcar em aviões para deixar o Afeganistão, dominado agora pelo Talibã.

Segundo a agência de notícia Reuters, testemunhas relataram que ao menos cinco pessoas foram mortas com disparos de armas de fogo ou pisoteadas durante a confusão. O número de óbitos ainda não foi confirmado.

A confusão acontece no momento em que milhares de pessoas tentam deixar o país após o Talibã tomar a capital Cabul neste domingo (15) e voltar ao poder depois de 20 anos. O presidente fugiu do Afeganistão e o palácio presidente foi tomado.

Os voos comerciais foram cancelados e apenas viagens militares é permitida no local. “Por favor, não venha para o aeroporto”, disse uma autoridade do aeroporto.

Vídeos publicados em redes sociais mostram o momento em que várias pessoas tentam entrar em aeronaves prestes a deixar o Afeganistão. Em um deles, é possível ver o momento em que pessoas caiem de dentro de um dos aviões.

Durante o tumulto, tropas do EUA, que estavam no aeroporto para ajudar cidadãos americanos a embarcarem, atiraram para o alto causando terror.

Mais de 60 países, incluindo os EUA e Alemanha, publicaram comunicados pedindo para que os cidadãos afegãos e estrangeiros possam sair do Afeganistão com segurança.

Invasão do Talibã

Os EUA atacaram o Afeganistão em 2011, em resultado ao atentado de 11 de Setembro, e tirou o grupo extremista do poder. O Talibã foi acusado de esconder e financiar o grupo Al-Qaeda, grupo terrorista de Osama Bin Laden e responsável do atentado.

Em fevereiro de 2020, o então presidente americano Donald Trump, assinou um acordo de paz com o Talibã que previa a retirada total das tropas do país até abril deste ano.

O atual presidente Joe Biden manteve a decisão e adiou a saída do exército para o fim deste mês, possibilitando que o Talibã tomasse conta do poder novamente.

De acordo com a Reuters, a estimativa dos serviços de inteligência norte-americanos era de que o Talibã chegasse a Cabul em setembro, podendo tomar o poder em novembro. Mas, a queda aconteceu antes do previsto e ocasionou a tomada do poder.

O porta-voz do Talibã, Mohammad Naeem, afirmou à rede de televisao Al Jazeera que “alcançamos o que buscávamos, que é a liberdade do nosso país e a independência do nosso povo”.

Diálogo com a Rússia

O encarregado russo para o Afeganistão, Zamir Kabulov, afirmou nesta segunda-feira que o embaixador de seu país em Cabul se reunirá com os talibãs e que a Rússia decidirá se reconhece ou não o governo do Talibã de acordo com suas ”ações”.

“Nosso embaixador está em contato com líderes talibãs e amanhã se reunirá com o coordenador do Talibã”, disse Kabulov à rádio Ekho Moskvy. “O reconhecimento ou não dependerá das ações do novo regime.”