Press "Enter" to skip to content

Vídeo: por disputa de território, onças brigam entre si no Pantanal

Última atualização 29/06/2022 | 10:37

Na Serra do Amolar, no Pantanal do Mato Grosso do Sul, uma câmera de monitoramento flagrou duas onças disputando território. Nas imagens do Instituto Homem Pantaneiro (IHP), é possível observar o momento exato em que um dos animais olha para trás, logo antes de receber um ataque de outra fêmea. Não se sabe o que aconteceu depois dessa cena.

Disputa no Pantanal

Em entrevista ao g1, o médico veterinário Diego Viana, do IHP, afirmou que as duas onças eram fêmeas. Além disso, uma delas provavelmente tinha um filhote. Elas estariam em disputa por território, mas o coordenador do programa Felinos Pantaneiros não conseguiu precisar a sequência dos fatos.

Maior felino das Américas, a onça-pintada pode chegar a 1,58m e 158kg. De acordo com a Lista de Espécies da Fauna Brasileira Ameaçadas de Extinção, elaborada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade  (ICMBio), existem cerca de 13 mil onças no Pantanal. Elas estão em perigo de extinção.

O IHP, que registrou as imagens do embate entre as onças, atua em áreas de proteção integral no bioma Pantanal, a partir da consolidação de um corredor ecológico entre a Serra do Amolar e o Parque Nacional do Pantanal Matogrossense (PARNA Pantanal).

Confira o momento em que uma onça ataca a outra: