Um suposto meteorito caiu dentro de uma casa em Portelândia, no Sudoeste de Goiás, a 454 quilômetros de Goiânia. Um vídeo gravado pelo morador mostra o forro do teto e o piso danificados. O susto ocorreu na manhã do último domingo, 17. O homem disse que um som muito forte chamou atenção e o fez procurar o que tinha causado.
“Uma explosão muito grande. As pedras que juntei são meteoros. Só Deus para livrar a gente. Se pega na cabeça de uma pessoa que aqui tinha morrido”, disse na gravação.
O professor de Física da Universidade Federal de Jataí (UFJ) afirma que uma análise prévia sugere que o material seja realmente um meteorito, considerando a aparência e a superfície da rocha. Uma avaliação laboratorial pode confirmar a suspeita de origem e composição.
Ao G1 Goiás, Thiago Lima apontou que a rocha é semelhante ao famoso meteorito Bendegó, que tem mais de 5 mil quilos de ferro e níquel. Meteoros são comuns, segundo ele. O inusitado seria ter caído em uma residência porque a estatisticamente a probabilidade de cair em oceano, mar, rio e lago é maior.
“Esse senhor teve um pouco de ‘sorte’ em cair na casa dele, mais sorte ainda em não se machucar. Agora ele tem uma história para contar e tem em casa rochas de bilhões de anos que são resquícios da formação do sistema solar”, frisou.
Em abril deste ano, um meteoro cruzou o céu de Goiás e surpreende moradores de Goiânia, Aparecida de Goiânia e Anápolis. Em janeiro, o fenômeno havia sido avisado em Catalão e Goiandira. Imagens registradas em julho de 2020 também mostram o rastro de luz durante um pôr do sol na capital goiana.
Apesar da confusão, meteoro e meteorito não são sinônimos. O primeiro é qualquer objeto que gera rastro luminoso no céu ao entrar na atmosfera terrestre, enquanto o segundo são os fragmentos que caem na superfície da Terra porque não se queimaram completamente na entrada.
Assista ao vídeo abaixo:
Ver essa foto no Instagram
Uma publicação compartilhada por Diário do Estado (@jornal_diariodoestado)