Press "Enter" to skip to content

Vídeo: Presidente da Argentina diz que brasileiros vieram da selva

Nesta quarta-feira, 09, o presidente da Argentina, Alberto Fernández, criou uma polêmica com o Brasil, durante encontro com o premiê da Espanha, Pedro Sánchez, em Buenos Aires. 

Fernández declarou que: “os mexicanos vieram dos indígenas, os brasileiros, da selva, e nós, chegamos em barcos”. “Eram barcos que vinham da Europa”, complementou o presidente argentino, apontando para o premiê espanhol.

De acordo com a Folha de S. Paulo, Alberto Fernández acreditava estar fazendo menção a uma frase incorretamente atribuída ao escritor mexicano Octavio Paz (1914-1998), Nobel de literatura em 1990, em que ele teria falado sobre a raiz asteca dos mexicanos e a origem inca dos peruanos. 

“Fernández, porém, confundiu-se, e a frase é na verdade parte de uma canção do compositor Litto Nebbia. A frase racista, no entanto, revela um traço cultural profundo que minimiza ou mesmo nega a raiz mestiça da população argentina, algo presente desde o século 19, no pensamento de intelectuais e políticos importantes”, publicou a jornalista Sylvia Colombo.