Press "Enter" to skip to content

Vídeo: PRFs matam homem asfixiado em ‘câmara de gás’, no Sergipe

Última atualização 26/05/2022 | 15:50

O laudo do Instituto Médico Legal (IML), de Sergipe aponta que Genivaldo de Jesus Santos, de 38 anos, morreu por asfixia mecânica e insuficiência respiratória aguda. O resultado da análise foi divulgado pela Secretaria de Segurança Pública na manhã desta quinta-feira (26). A vítima veio a óbito após abordagem violenta da Polícia Rodoviária Federal (PRF), na quarta-feira (25).

O homem foi colocado dentro de uma espécie de “câmara de gás” montada no porta-malas da viatura. De acordo com a PRF, a vítima resistiu à abordagem e foi agressiva. No entanto, um vídeo que circula nas redes sociais mostra o homem sendo revistado, com as mãos para cima, e, em seguida, sendo imobilizado no chão.

Depois, a vítima de asfixia é colocada na viatura, na qual, pelas imagens, era possível ver a fumaça saindo. Ainda segundo a PRF, em nota enviada ao G1, ela passou mal durante o deslocamento e foi levada para o Hospital José Nailson Moura. O óbito foi confirmado pela gerente da unidade.

A assessoria da PRF disse que a Polícia Judiciária vai apurar o caso. Em nota, a equipe também lamentou o ocorrido.

Nota da PRF

“Na data de hoje, 25 de maio de 2022, durante ação policial na BR-101, em Umbaúba-SE, um homem de 38 anos, resistiu ativamente a uma abordagem de uma equipe PRF. Em razão da sua agressividade, foram empregados técnicas de imobilização e instrumentos de menor potencial ofensivo para sua contenção e o indivíduo foi conduzido à Delegacia de Polícia Civil em Umbaúba.
Durante o deslocamento, o abordado veio a passar mal e socorrido de imediato ao Hospital José Nailson Moura, onde posteriormente foi atendido e constatado o óbito.

A equipe registrou a ocorrência na Polícia Judiciária, que irá apurar o caso. A Polícia Rodoviária Federal em Sergipe lamenta o ocorrido e informa que foi aberto procedimento disciplinar para averiguar a conduta dos policiais envolvidos.”