Vídeo que mostra primeiras ondas do tsunami na Tailândia em 2004 viraliza

Homem descobre que gravou as primeiras ondas do tsunami na Tailândia em 2004

20 anos depois, um vídeo com registro das primeiras ondas do tsunami que matou milhares de pessoas na Tailândia viralizou no YouTube. A gravação das imagens ocorreu poucos minutos antes da catástrofe que deixou centenas de habitantes sem casa e sem comunicação em 2004.

O pequeno vídeo mostra o turista Julián caminhando pela praia chamada Koh Ngai, localizada na Tailândia, sem saber o que aconteceria uma hora depois no local. Apesar disso, o presságio fez-se sentir quando a câmera focou no mar e as ondas ficaram cada vez mais agressivas e perigosas, a ponto de ultrapassarem o limite da costa e obrigarem as pessoas presentes a retirarem os pertences para não caírem ou serem levadas pela maré.

Horas antes daquele momento, um terremoto de magnitude 9,1 havia explodido sob o oceano às 8 da manhã. Horas depois, as consequências foram sentidas: durante 10 minutos, a água tomou conta do cenário e liberou tanta energia que poderia ser comparada a uma bomba atômica.

Tragédia

Bangladesh, Índia, Malásia, Maldivas, Mianmar, Cingapura, Sri Lanka e Tailândia foram os mais atingidos pelo movimento das águas que causou o tsunami, que deixou 227.899 turistas e moradores locais mortos e aproximadamente 1,7 milhão de outros desabrigados ou hospitalizados devido ao forte impacto.

O vídeo ficou entre os mais vistos do YouTube com 11 milhões de visualizações e teve inúmeros comentários de usuários que se perguntaram como ele passou por essa situação. Julián explicou, anos depois, que ele e o amigo foram milagrosamente salvos ao poderem ser evacuados.

“Uma garota da minha aula de geografia morreu naquele dia junto com o namorado. Ela era a garota mais linda que você poderia conhecer”, comentou um internauta. “A velocidade com que a água recua no início deste clipe é uma loucura. Achei que o processo teria sido muito mais lento, sinceramente isso me pegou completamente desprevenido”, comentou outro. 

Assista ao vídeo das primeiras ondas do tsunami na Tailândia em 2004: 

 

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Torcedores jogam cabeça de porco em jogo de Corinthians x Palmeiras

Durante a vitória do Corinthians por 2 a 0 sobre o Palmeiras na Neo Química Arena, em São Paulo, um incidente chocante marcou o jogo. Torcedores do Corinthians lançaram uma cabeça de porco no campo, gerando grande controvérsia e indignação.

Segundo testemunhas, o incidente ocorreu começou antes do início do jogo, quando a cabeça de porco foi arremessada por um homem em uma sacola por cima das grandes do setor sul.

A Polícia Civil solicitou ao Corinthians o acesso às imagens da câmera de segurança para identificar todos os responsáveis pelo ato. Dois torcedores foram levados ao Juizado Especial Criminal (Jecrim) e, após depoimentos, foi proposto uma transação penal no valor de R$ 4 mil ao Ministério Público, mas eles não aceitaram e negaram ter participado do ato.

Um dos suspeitos da provocação foi identificado como Rafael Modilhane, que teria comprado e arquitetado o ataque ao time rival. Um vídeo compartilhado nas redes sociais mostra que o torcedor comprou o item em um açougue e mencionou o plano para jogar a cabeça no gramado.

“Sabe aquela cabeça de porco que postei mais cedo? Vocês vão ver o que vai acontecer com ela. A gente é louco mesmo. Se for para mexer com o psicológico de vocês [jogadores], nós vamos mexer.”, afirmou Modilhane.

Confira o vídeo:

Pelo artigo 201 da nova Lei Geral do Esporte, os torcedores envolvidos podem responder por “promover tumulto, praticar, incitar a violência e invadir local restrito aos competidores, com possível penas de até seis meses de prisão ou multa”. Cabe agora a decisão do Ministério Público se a denúncia será realizada ou voltará ao Drade para novas investigações.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Isso vai fechar em 0 segundos