Press "Enter" to skip to content

Vídeo que mostra primeiras ondas do tsunami na Tailândia em 2004 viraliza

Última atualização 16/02/2024 | 17:09

20 anos depois, um vídeo com registro das primeiras ondas do tsunami que matou milhares de pessoas na Tailândia viralizou no YouTube. A gravação das imagens ocorreu poucos minutos antes da catástrofe que deixou centenas de habitantes sem casa e sem comunicação em 2004.

O pequeno vídeo mostra o turista Julián caminhando pela praia chamada Koh Ngai, localizada na Tailândia, sem saber o que aconteceria uma hora depois no local. Apesar disso, o presságio fez-se sentir quando a câmera focou no mar e as ondas ficaram cada vez mais agressivas e perigosas, a ponto de ultrapassarem o limite da costa e obrigarem as pessoas presentes a retirarem os pertences para não caírem ou serem levadas pela maré.

Horas antes daquele momento, um terremoto de magnitude 9,1 havia explodido sob o oceano às 8 da manhã. Horas depois, as consequências foram sentidas: durante 10 minutos, a água tomou conta do cenário e liberou tanta energia que poderia ser comparada a uma bomba atômica.

Tragédia

Bangladesh, Índia, Malásia, Maldivas, Mianmar, Cingapura, Sri Lanka e Tailândia foram os mais atingidos pelo movimento das águas que causou o tsunami, que deixou 227.899 turistas e moradores locais mortos e aproximadamente 1,7 milhão de outros desabrigados ou hospitalizados devido ao forte impacto.

O vídeo ficou entre os mais vistos do YouTube com 11 milhões de visualizações e teve inúmeros comentários de usuários que se perguntaram como ele passou por essa situação. Julián explicou, anos depois, que ele e o amigo foram milagrosamente salvos ao poderem ser evacuados.

“Uma garota da minha aula de geografia morreu naquele dia junto com o namorado. Ela era a garota mais linda que você poderia conhecer”, comentou um internauta. “A velocidade com que a água recua no início deste clipe é uma loucura. Achei que o processo teria sido muito mais lento, sinceramente isso me pegou completamente desprevenido”, comentou outro. 

Assista ao vídeo das primeiras ondas do tsunami na Tailândia em 2004: