A Secretaria de Saúde de Goiânia (SMS) está reforçando a necessidade da população de se vacinar contra febre amarela. O alerta se deve a morte de dois macacos nos últimos dias que estavam com a doença.
“A Secretária Municipal de Saúde de Goiânia tem intensificado a vacinação contra a febre amarela. A vacina é disponível a partir dos nove meses de idade até 59 anos.” diz a diretora de Vigilância Epidemiológica da SMS, Grécia Carolina Pessoni. O Adulto que já tomou uma dose da vacina, mesmo que faça muito tempo, não precisa mais ser vacinado, acrescenta.
De acordo com o calendário, as crianças devem tomar uma dose aos 9 meses de vida e outra com 4 anos. “A vacina está disponível em 71 salas de vacinação de Goiânia, nos Cais, Centro de Saúde e Centro de Saúde da Família.”, informa.
A diretora de Vigilância Epidemiológica da SMS explica que, a febre amarela é uma doença com alta taxa de letalidade. “A maioria das pessoas que adquirem a doença podem ir a óbito, último caso de febre amarelo em Goiânia foi em 2016, com um jovem que foi a óbito.”, destaca.
Grécia Carolina Pessoni acrescenta que as pessoas não vacinadas devem evitar frequentar parque até que sejam vacinadas a mais de 10 dias, principalmente mães com bebês menores de 9 meses.
A SMS também alerta para que a população não mate os macacos, pois a transmissão é feita por mosquitos e não por eles. A morte dos macacos é um alerta para a população, que o vírus está circulando a região.
Foto: Divulgação
Assista o vídeo:
Ver essa foto no Instagram
Uma publicação compartilhada por Diário do Estado (@jornal_diariodoestado) em