Moradores do Jardim Itapuã, em Aparecida de Goiânia, denunciaram ao Diário do Estado que há pelo menos 30 anos as ruas do bairro estão tomadas por buracos e crateras. Na Rua 3, por exemplo, uma cratera se formou no meio da via impossibilitando o tráfego de veículos e ciclistas na região.
A enxurrada também têm preocupado a população, segundo a dona de casa Sirley Silva. Ela diz que a chuva têm feito com que a água invada as casas levando lixo e terra. Para Sirley, a situação tem trazido prejuízos a população, já que móveis e eletrodomésticos acabam molhando, além do sofrimento de ter que lidar com o barro.
“Todo vez que chove é assim, a enxurrada vem com tudo para dentro das casas e as ruas viram um lamaçal. Fora que os buracos aumentam, essa cratera mesmo tem uns dois metros de profundidade. Hoje a rua está interditada por conta desse buraco. Aqui não passa carro e nem moto, até passar de a pé é difícil. O jeito é asfaltar as ruas, essa é a solução. Do que adianta ficar passando maquina e dar esperança para a população, sendo que nada será feito”, disse.
Asfalto
A dona de casa diz que a população sofre durante o período chuvoso por conta do barro e enxurrada, mas que no período da seca é ainda pior devido a poeira. Ainda de acordo com Sirley, a prefeitura prometeu asfaltar a região. Entretanto, ela não está confiante de que a promessa vá se cumprir.
“A população vive em uma situação muito difícil com essa falta de asfalto. Durante a chuva é um barro terrível e uma enxurrada que sai varrendo tudo. Na seca a situação não é diferente, a poeira toma conta da região, as pessoas adoecem. Há também o problema com a limpeza, já que nada para limpo. É muito cansativo”, desabafou.
Assista ao vídeo da situação no local:
Ver essa foto no Instagram
Uma publicação compartilhada por Diário do Estado (@jornal_diariodoestado)
Nota prefeitura de Aparecida de Goiânia
“A secretaria de Infraestrutura de Aparecida informa que está com diversas frentes de pavimentação na cidade e que a primeira etapa do setor Jardim Itapuã é contemplada com a execução do serviço de asfaltamento.
Informa que a segunda etapa, na qual está inclusa a via mencionada, está inserida no cronograma de pavimentação do programa Asfalto Para Todos que será executada com recursos financeiros internacionais, por meio de empréstimo.
A Seinfra informa que a expectativa é de que a licitação seja lançada ainda neste ano.Informa ainda que assim que o tempo der uma estiada, encaminhará uma equipe para patrolamento das vias do bairro”.