VÍDEO: soldado da PM aplica manobra de Heimlich e salva mulher que se engasgou em restaurante de Itu
Caso ocorreu durante o almoço de domingo (29) em um restaurante de Itu (SP).
Soldado da PM aplica manobra de Heimlich e salva mulher que se engasgou em restaurante
Uma policial militar do 50º Batalhão que almoçava com um companheiro de trabalho em um restaurante de Itu (SP) salvou uma mulher que se engasgou com um pedaço de carne no domingo (29).
Uma câmera de segurança registrou o salvamento. Nas imagens, é possível ver que a filha da mulher se assusta com a mãe engasgada, quando a soldado Ihamilê de Araujo Tavares Bueno, que estava no local, se aproxima da mulher e realiza a manobra de Heimlich.
Conforme apurado pelo DE, a soldado foi chamada pela filha da mulher e, durante o atendimento, realizou a técnica de primeiros socorros utilizada em casos de asfixia por obstrução das vias respiratórias.
Após o procedimento, a mulher conseguiu se recuperar.
O QUE É O ENGASGO?
Basicamente, o engasgo acontece quando a comida ou objetos vão para o lugar errado quando engolimos algo. Com isso, o nosso organismo tenta expulsar esse corpo estranho que não seguiu o caminho correto da deglutição (da boca até o estômago).
Se a comida ou o objeto bloquear a traqueia (um tubo que leva o ar que respiramos para os pulmões), a pessoa pode não conseguir respirar.
Esta situação é considerada uma emergência e, em casos graves, pode resultar em asfixia fatal ou perda de consciência temporária. Por isso, ações rápidas são cruciais para prevenir complicações.
COMO E POR QUE FAZER A MANOBRA DE HEIMLICH?
Fazer essa manobra é importante, pois ela ajuda a desobstruir a traqueia.
A manobra de Heimlich é uma espécie de abraço por trás, pouco acima da barriga, para tentar expulsar o alimento ou corpo estranho. No caso de adultos, posicione-se por trás da pessoa e enlace a vítima com os braços ao redor do abdome (se for uma criança, ajoelhe-se primeiro), caso ela esteja consciente.
Uma das mãos deve permanecer fechada sobre a chamada “boca do estômago” ou região epigástrica. A outra mão comprime a primeira, ao mesmo tempo em que empurra a “boca do estômago” para dentro e para cima, como se quisesse levantar a vítima do chão. O Ministério da Saúde orienta que devem ser feitos movimentos de compressão para dentro e para cima (como uma letra “J”), até que a vítima elimine o corpo estranho. Dica: se a pessoa estiver falando, tossindo ou chorando, não faça a manobra, porque a vítima ainda consegue respirar.
VÍDEO: Abaixo, confira reportagem do Fantástico que mostra como fazer a manobra de Heimlich em bebês, crianças e adultos:
Veja mais notícias no DE Sorocaba e Jundiaí