A SpaceX lançou com sucesso, na quinta-feira, seu megafoguete Starship em um vôo de teste sem tripulação para a órbita da Terra e de volta à superfície, com vários marcos importantes pela primeira vez. O foguete de quase 400 pés é o propulsor mais poderoso já desenvolvido e a SpaceX pretende tornar o sistema totalmente reutilizável.
Imagens de câmeras ao vivo a bordo da Starship mostraram destroços e danos ao veículo antes de ele cair no Oceano Índico, mas a SpaceX anunciou o voo de teste como um sucesso. “Parabéns equipe @SpaceX por uma conquista épica”, disse Elon Musk, fundador e CEO da empresa, no X.
Veja o vídeo do lançamento:
Ver essa foto no Instagram
Uma publicação compartilhada por Diário do Estado (@jornal_diariodoestado)
A nave estelar decolou às 8h50 ET do local de lançamento Starbase da SpaceX em Boca Chica, Texas. Este foi o quarto voo de teste da espaçonave e a primeira vez que ela sobreviveu à jornada completa, desde a decolagem até a queda. No entanto, ainda não está claro quanto do veículo resistiu à reentrada pela atmosfera da Terra.
A nave está sendo projetada para realizar missões à Lua e, eventualmente, a Marte. Espera-se que a Starship desempenhe um papel importante no programa de regresso à Lua da NASA: a agência selecionou-a para transportar astronautas à superfície lunar na sua missão Artemis III, que poderá ser lançada em 2026.
Êxito
Ainda assim, o voo de teste alcançou vários marcos cruciais. A SpaceX mostrou que tanto a espaçonave Starship quanto o primeiro estágio do foguete, conhecido como Super Heavy, podem sobreviver à viagem de volta pela atmosfera da Terra e fazer um mergulho “suave” e controlado.
Menos de 10 minutos após a decolagem, o Super Heavy executou um pouso bem-sucedido pela primeira vez e caiu no Golfo do México. Depois de navegar em órbita por cerca de 40 minutos, a espaçonave Starship fez sua reentrada e completou um pouso pela primeira vez.
O voo da Starship ocorreu durante uma semana movimentada de lançamentos: na quarta-feira, a cápsula Starliner da Boeing foi lançada em seu primeiro voo de teste tripulado para a Estação Espacial Internacional.