Vídeo: Terremoto na Indonésia deixa mais de 160 mortos e centenas feridos

Um terremoto de magnitude 5,6 na escala Richter matou 162 pessoas e deixou  700 feridos na ilha de Java, principal arquipélago da Indonésia, na tarde desta segunda-feira, 21. O epicentro foi registrado com epicentro a 75 km de Jacarta, capital do país. A informação foi divulgada pelo governador da cidade, Ridwan Kamil.  Segundo a agência de notícia Agence France-Presse (AFP), o número de mortos pode ultrapassar os que já foram confirmados porque há registro de destruição de pelo menos 2 mil residências na região atingida.

De acordo com a imprensa local, pelo menos uma escola a estrutura integralmente abalada por causa dos tremores. A maioria das vitimas foi resgatada de escombros dos edifícios e estabelecimentos danificados. Agus Azharia, de 19 anos, estava com a mãe idosa quando a sala de estar da família foi destruída em questão de segundos.

“Agarrei minha mãe pela mão e corremos para fora. Ouvi pessoas gritando e pedindo ajuda em todos os lugares ao meu redor”, disse ele à agência de notícias francesa.

O chefe da administração de Cianjur, Herman Suherman, declarou ao canal Metro TV que a cidade registra grande número de vítimas. Ele afirma que há muitas famílias nas cidades que não puderam ser retiradas. A autoridade local ainda relata que os moradores da cidade transportam as vítimas para o hospital nos carros e motos.  Alguns corpos dos mortos eram deixados diante da unidade de saúde sob uma lona.

O atendimento médico tem sido dificultado pela falta de  energia elétrica do hospital. Além disso, o local precisa de mais profissionais para conseguir atender a demanda de feridos. Segundo a imprensa indonésia, vários estabelecimentos comerciais, um hospital e uma escola islâmica da cidade sofreram danos durante o terremoto.

A escala Richter, sistema criado por dois americanos há 70 anos, quantifica a magnitude de um terremoto variando a intensidade de zero a dez. O abalo terrestre costuma  durar de 1 a 2 minutos e em casos mais violentos os prédios desmoronam e pontes são destruídas.

Confira um compilado de vídeos do que vem acontecendo na cidade: 

 

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Torcedores jogam cabeça de porco em jogo de Corinthians x Palmeiras

Durante a vitória do Corinthians por 2 a 0 sobre o Palmeiras na Neo Química Arena, em São Paulo, um incidente chocante marcou o jogo. Torcedores do Corinthians lançaram uma cabeça de porco no campo, gerando grande controvérsia e indignação.

Segundo testemunhas, o incidente ocorreu começou antes do início do jogo, quando a cabeça de porco foi arremessada por um homem em uma sacola por cima das grandes do setor sul.

A Polícia Civil solicitou ao Corinthians o acesso às imagens da câmera de segurança para identificar todos os responsáveis pelo ato. Dois torcedores foram levados ao Juizado Especial Criminal (Jecrim) e, após depoimentos, foi proposto uma transação penal no valor de R$ 4 mil ao Ministério Público, mas eles não aceitaram e negaram ter participado do ato.

Um dos suspeitos da provocação foi identificado como Rafael Modilhane, que teria comprado e arquitetado o ataque ao time rival. Um vídeo compartilhado nas redes sociais mostra que o torcedor comprou o item em um açougue e mencionou o plano para jogar a cabeça no gramado.

“Sabe aquela cabeça de porco que postei mais cedo? Vocês vão ver o que vai acontecer com ela. A gente é louco mesmo. Se for para mexer com o psicológico de vocês [jogadores], nós vamos mexer.”, afirmou Modilhane.

Confira o vídeo:

Pelo artigo 201 da nova Lei Geral do Esporte, os torcedores envolvidos podem responder por “promover tumulto, praticar, incitar a violência e invadir local restrito aos competidores, com possível penas de até seis meses de prisão ou multa”. Cabe agora a decisão do Ministério Público se a denúncia será realizada ou voltará ao Drade para novas investigações.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp