Vídeo: Tiroteio nos EUA deixa seis pessoas mortas e dezenas feridas

Um tiroteio durante o desfile de 4 de Julho (dia da independência dos Estados Unidos) deixou seis pessoas mortas e aproximadamente 24 gravemente feridas. O caso ocorreu nesta segunda-feira, 4, em Highland Park, perto de Chicago, no estado de Illinois.

De acordo com a polícia, o atirador estava em um telhado quando fez os disparos. Um fuzil foi encontrado e apreendido. Os policiais ainda procuram pelo suspeito e consideram que ainda é um incidente ativo.

Diante do ocorrido, as autoridades locais pediram que as pessoas fiquem dentro de casas. Além disso, o FBI está auxiliando no trabalho da polícia.

De acordo com o jornal “Chicago Sun-Times”, o desfile de “Independence Day” foi interrompido, pelo tiroteio, cerca de 10 minutos após começar. O barulho fez com que as pessoas que assistiam a cerimônia corressem para se proteger.

Mesmo assim, seis pessoas morreram e outras 24 foram levadas para o hospital em estado grave.

O dia 4 de julho é data de uma das maiores festas nacionais dos Estados Unidos. A comemoração remete ao 4 de julho de 1776, data em que foi publicada a Declaração de Independência, quando se considera que nasceu o país.

Vídeo:

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Papa Francisco celebra missa de natal e inicia Jubileu de 2025

No dia 24 de dezembro, o Papa Francisco presidiu a tradicional Missa do Galo na Basílica de São Pedro, no Vaticano, marcando o início do Jubileu de 2025. Esta celebração foi especialmente significativa, pois o pontífice também abriu a Porta Santa, um gesto que ocorre apenas em anos jubilares.

A Missa do Galo, celebrada na véspera de Natal, é um dos momentos mais sagrados do calendário católico. Nesta ocasião, o Papa Francisco refletiu sobre a esperança trazida pelo nascimento de Jesus Cristo. “Jesus é a nossa esperança”, destacou o Papa, enfatizando a importância de manter a porta do coração aberta para a grande esperança que é o menino Jesus.

A abertura da Porta Santa é um rito solene que inclui a proclamação de uma leitura do Evangelho de São João, especificamente o versículo “Eu sou a porta; se alguém entrar por mim, será salvo” (João 10:9). Este gesto simbólico convida os fiéis a atravessar a Porta Santa com fé, buscando a indulgência plenária, um perdão por seus pecados.

História do Jubileu

O Jubileu, que começou no ano de 1300 a pedido do Papa Bonifácio VIII, é um período especial de reflexão e penitência para a Igreja Católica. O Jubileu de 2025 será marcado por várias celebrações, incluindo a abertura de portas santas em outras basílicas do Vaticano, como a Basílica de São João de Latrão no dia 29 de dezembro e a Basílica de Santa Maria Maior no dia 1º de janeiro.

As portas santas serão fechadas no dia 28 de dezembro de 2025, encerrando o Jubileu. Este período é uma oportunidade única para os fiéis se aproximarem da Igreja e buscar a graça divina.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp