Press "Enter" to skip to content

Vídeo: Tsunami atinge Tonga após erupção de vulcão submarino

A erupção de um vulcão submarino aconteceu na sexta-feira e no sábado (14 e 15) em Tonga, na Polinésia e durou cerca de oito minutos. O vulcão fica a cerca de 65 km ao norte da capital tonganesa.
Foi disparado um alerta de tsunami, ondas atingiram o país e também a costa oeste dos Estados Unidos, Nova Zelândia, Japão e o Peru.

Alerta de evacuação – Bureau of Meteorology, Australia

O vulcão leva o nome de Hunga Tonga-Hunga Ha’apai e cientistas afirmaram que essa pode ter sido a maior erupção em 30 anos, criando uma enorme nuvem de cinzas, gás e vapor de até 20km da atmosfera.

O tsunami causado pela erupção do vulcão provocou grandes ondas em várias ilhas do Sul do Pacífico com cerca de 1,2 metros. Vídeos que circulam nas redes sociais mostram a água invadindo casas na região costeira.

A capital tonganesa, Nuku’alofa, teve partes inundadas por ondas que chegaram a 1,2 metro. O rei de Tonga, Tupou VI, foi retirado do palácio real em Nuku’alofa e levado para uma vila longe da costa. Victorina Kioa, da Comissão de Serviços Públicos de Tonga, pediu às pessoas que “fiquem longe de todos os lugares ameaçados, ou seja, praias, recifes e todas as costas planas”.

Vítimas
Devido a dificuldade de comunicação no local, são poucas as informações sobre vítimas a situação do local após o tsunami de sábado. Ainda não foi identificado vítimas em massa.

Danos

As autoridades e os cientistas estão preocupados com o ar contaminado e a extrema dificuldade de acesso a água potável, países como Austrália e Nova Zelândia enviaram ajuda ao país.

Além disso, os cientistas afirmaram que o vulcão Hunga Tonga-Hunga Ha’apai já teve outras três erupções que não causaram muitos danos. Sendo elas em 2009, 2015, 2021 e a ultima aconteceu no ultimo final de semana.

Tonga

Tonga é um pais polinésio, com certa de 100 mil pessoas. Possui mais de 170 ilhas do Pacífico Sul, muitas desabitadas e a maioria repleta de praias de areia branca e recifes de corais e coberta por floresta tropical.

Assista aos vídeos da situação em Tonga: