Press "Enter" to skip to content

Vídeo: Veja a previsão do tempo para esse final de semana, em Goiás

A tarde desta quinta-feira, 29, teve registro de chuva , granizo e fortes ventos na capital. O final de semana que começa amanhã será marcado por chuvas em todo o estado de Goiás. A região centro-sul permanecerá com nebulosidade, embora ela diminua em outras partes do estado. A previsão do tempo aponta que o tempo ajudará a alavancar a umidade do ar, que deve variar entre 40% e 90% na capital. 

De acordo com a coordenadora do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) em Goiás, Elisabete Alves, na região sudoeste e oeste do estado, em Jataí e Rio Verde, é provável que ocorra chuva mais intensa, neste final de semana, principalmente, no domingo pela manhã e pela tarde. 

“Na capital pode haver pancadas de chuvas isoladas à tarde e início da noite e as temperaturas devem variar entre 20ºC e 32ºC com umidade do ar variando entre 90% e 40%. Já no norte do estado as temperaturas estarão mais elevadas em torno de 36ºC com possibilidade de chuvas”, detalha.

Por outro lado, a previsão do tempo do Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo) não indica muita chuva para esse final de semana. “Não são esperados grandes volumes de chuva, mas irregulares e concentradas à tarde. As pessoas podem votar tranquilamente, não serão chuvas intensas, mas é importante tomar cuidados com as estradas”, aponta o gerente André Amorim.

A primavera, que começou em 22 de setembro, é considerada um período de transição do tempo seco para o chuvoso, o que representa instabilidade nos termômetros e no índice pluviométrico. Uma das marcas dessa estação do ano é o retorno gradual da umidade do ar a patamares menos agressivos para a saúde.

De acordo com Elisabete, o mapa de probabilidade de precipitação aponta que Goiás deve registrar chuva abaixo e acima do normal em outubro, conforme a região. Na porção norte e nordeste do estado podem ter menos pancadas que a média. Essas localidades costumam registrar temperaturas bastante altas. 

Os níveis muito baixos de umidade do ar devem oscilar até o dia 5 de outubro. Na escala de criticidade, Goiás está na faixa de atenção. Os cuidados com hidratação e precaução em relação à exposição solar e à prática de exercícios físicos se mantêm porque o estado não tem o mínimo de 60% considerado o mínimo ideal pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

Confira abaixo o vídeo do granizo registrado em Goiânia nesta quinta-feira, 29: