O vereador Diego Espino (PSL) viralizou nas redes sociais nesta quinta-feira (28) após desmaiar durante um discurso na Câmara de Vereadores de Minas Gerais. No registros, o parlamentar aparece exaltado após ter sido alvo de uma fake news que o acusava de defender “ideologia de gênero”. A acusação veio após Diego ter apresentado um projeto de lei em defesa do uso do nome social por pessoas trans.
O vereador usou seu espaço para rebater o boato, passou mal e desmaiou.
“Covardes, canalhas. Tudo isso por um objetivo político”, introduziu. “A pessoa quando é transgênera, quando ela escolhe sua opção sexual, e a gente tem que respeitar isso, ao invés de ser chamado pelo nome de batismo, pelo nome de registro, (deve) ser chamado pelo nome social. Só isso, é só isso”, defendeu.
“Alguém que se veste como mulher, alguém que nasceu com o sexo masculino, e que se veste e se sente como uma mulher, e tem esse direito, e também tem o direito de ter o nome feminino se assim achar, quem sou eu pra falar se isso é certo ou errado?”, acrescentou.
Logo em seguida, o parlamentar elevou o tom e protagonizou o trecho do desmaio que viralizou na tarde de hoje. Aos gritos, ele pontuou “eu nunca fui a favor da ideologia de gênero e nunca vou ser, isso é identidade de gênero”.
Ideologia de gênero
O termo é usado por uma parcela da população para se opor a pautas LGBTQIA+ (lésbicas, gays, bissexuais, transexuais, travestis, queer, intersexo e assexuais). A proposta foi alvo de críticas na cidade.
Confira o vídeo:
Ver essa foto no Instagram
Uma publicação compartilhada por Diário do Estado (@jornal_diariodoestado)