SÃO PAULO (SP) — O videomaker Lesley Ribeiro, natural de Mogi Mirim, no interior paulista, integra a equipe da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) que acompanha a Seleção Brasileira na disputa da Copa do Mundo de 2026 nos Estados Unidos. Desde a última segunda-feira (1º), ele registra em detalhes os bastidores da preparação do time canarinho, incluindo treinos, concentrações e viagens, oferecendo ao público imagens que geralmente não são acessadas pela imprensa tradicional.
Rotina intensa nos bastidores do Mundial
A rotina de Lesley Ribeiro é tão rigorosa quanto a dos próprios atletas. Mesmo sem entrar em campo, ele cumpre rigorosamente os mesmos horários e as mesmas atividades do grupo para capturar os melhores ângulos e momentos. “Sempre na cola dos jogadores, sempre mostrando os bastidores, o que normalmente o público não consegue acompanhar. Eu tenho que cumprir os mesmos horários, as mesmas rotinas para poder fazer as melhores imagens”, explicou o profissional em declaração pública. O conteúdo produzido por ele é publicado nos canais oficiais da CBF, revelando um lado humano e reservado da seleção.
O trabalho do cinegrafista é motivo de orgulho para quem o conhece desde a infância. A professora da rede municipal de Mogi Mirim, Abigail Celegatti Claro, que foi sua educadora, mantém contato com Lesley e utiliza sua trajetória como inspiração em trabalhos escolares. “O melhor de tudo é que eu tenho alguém lá nos Estados Unidos que está conversando com as crianças, em tempo real. Eu mando um recadinho para o Lesley, a resposta vem cinco minutos depois. Ele tem todo esse carinho”, contou a docente. O orgulho também é compartilhado pela mãe, Maria Luzia das Graças Ribeiro, que se emociona ao falar do filho: “É uma felicidade imensa, que não cabe no peito. É muito orgulho.”
Das raízes mogimirianas para o cenário mundial
Mesmo a milhares de quilômetros de casa, Lesley carrega consigo um símbolo de suas origens: a camisa do Vila Dias Futebol Clube, time amador que representa o bairro da Zona Leste de Mogi Mirim, onde cresceu e jogou quando criança. “Essa é a camisa do meu time, da minha região. O time em que eu joguei quando era pequeno e que torço até hoje. Estou sempre acompanhando eles”, afirmou. A relação com o futebol é familiar: seu pai foi treinador de futebol, mas faleceu devido a um câncer quando Lesley tinha apenas um ano. Criado pelo irmão e pela mãe, ele construiu sua carreira trabalhando em emissoras de televisão na cobertura esportiva até se tornar videomaker da CBF.
A trajetória do profissional serve de exemplo para jovens de sua cidade natal. “É possível sonhar, correr atrás, estudar, fazer o certo e ir em frente. É possível conseguir sair de uma cidade relativamente pequena e hoje estar aqui acompanhando a seleção brasileira em uma Copa do Mundo”, relembrou Lesley. A expectativa agora é trazer o hexacampeonato para Mogi Mirim, onde vivem sua esposa, Natália, e suas seis filhas. “É isso que a gente está trabalhando, cada um aqui na sua função, na sua área”, concluiu. A presença do videomaker nos Estados Unidos reforça o vínculo entre a seleção e o interior paulista, levando o nome de SÃO PAULO e da região para o cenário mundial do futebol.



