Vídeos exclusivos mostram terror de motoristas em roubos de carga no RJ

videos-exclusivos-mostram-terror-de-motoristas-em-roubos-de-carga-no-rj

Vídeos revelam terror de motoristas em roubos de carga no RJ; Estado registra média de 8 assaltos por dia

Imagens obtidas com exclusividade revelam a ação violenta de criminosos que atuam no roubo de cargas no estado. Em um dos flagrantes, bandidos ameaçam motorista com armas e usam serra elétrica para abrir o baú de um caminhão.

Oito caminhões com mercadorias são roubados por dia no estado do Rio de Janeiro, segundo o Governo do Estado. Vídeos obtidos com exclusividade pelo RJ2 e a Globo News mostram a atuação de quadrilhas especializadas, que sequestram motoristas, desviam rotas e descarregam produtos em feiras livres e comunidades dominadas pelo tráfico.

Em um dos flagrantes, registrado por câmeras instaladas na cabine de um caminhão, o motorista é rendido por criminosos armados. O alarme de segurança indica que o veículo saiu da rota e o motorista tenta explicar que o veículo é monitorado e vai reduzir a velocidade de forma automática.

> “Tá bloqueado, chefe”, diz o motorista, enquanto é seguido por bandidos em motos.
A imagem mostra que o caminhão bloqueado começa a perder potência do motor, mas antes de parar o veículo começa a ser empurrado por outro caminhão da quadrilha.

O comboio criminoso leva a carga para a Favela da Fazendinha, no Complexo do Alemão. Lá, os bandidos usam ferramentas e até uma serra elétrica para abrir o baú.

> “Abre o baú logo… nós vai meter porrada e bala na cara”, ameaça um dos assaltantes.

A carga, de cigarros, foi avaliada em quase R$ 1 milhão.

Estado registra média de 8 roubos de cargas por dia, segundo o Instituto de Segurança Pública (ISP). O roubo de carga é uma das atividades mais lucrativas para as facções criminosas, com um investimento baixo e lucros milionários.

Entre janeiro e maio de 2025, o estado registrou 1.305 roubos de carga, um aumento de 30% em relação ao mesmo período do ano anterior. A Delegacia de Roubos e Furtos de Cargas (DRFC) aponta que 90% dos crimes são cometidos por narcotraficantes.

O roubo de carga tem impacto direto na cadeia de produção, encarecendo os produtos e repassando os prejuízos ao consumidor final. Dados do Sindicarga mostram que, nos últimos 12 meses, metade das cargas roubadas no estado eram de alimentos, com 2.762 casos no total.

Parte das mercadorias roubadas vai parar em feiras populares do Rio, onde são vendidas sem origem legal. A Prefeitura do Rio e as polícias Civil e Militar atuam no combate ao roubo de cargas, com operações e fiscalizações para enfraquecer as quadrilhas. A população também pode denunciar casos de receptação, colaborando para a redução desse tipo de crime.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp