Vídeos: Veja estragos causados pelas chuvas deste domingo, 10

As fortes chuvas que caíram no estado neste domingo (10) causaram diversos estragos em Goiânia e na Região Metropolitana. Em Aparecida de Goiânia, por exemplo, o temporal derrubou árvores, destelhou casas e abriu uma cratera na madrugada desta segunda-feira (11), na ponte no Jardim Dom Bosco.

Árvore caída no Jardim Alto Paraíso, em Aparecida de Goiâ.

O local foi interditado pela Defesa Civil, mas alguns pedestres insistiam em passar pela ponte. Em nota, a prefeitura informou que uma equipe de engenharia da Secretaria de Infraestrutura iria até o local na manhã desta segunda-feira (11) para avaliar os estragos e tomar as devidas intervenções.

Já em Anápolis, a 50 km de Goiânia, a chuva arrastou tendas de um evento que era realizado no Parque de Exposições Agropecuário, próximo a BR-153, na saída para a cidade de Jaraguá. Além de abrir buracos na Rua Leopoldo de Bulhões e causar desmoronamento de um prédio residencial, próximo à Avenida Brasil Sul.

Tendas voando durante temporal, em Anápolis.- Foto captura.

Diversos vídeos dos estragos circulam nas redes sociais, em um deles é possível ver quando uma parede de um prédio condomínio Conjunto Villa Verde começa a desmoronar. Equipes da Defesa Civil de Anápolis devem realizar uma vistoria no local, ainda nesta segunda-feira (11). Com medo, alguns moradores do edifício deixaram as residências.

Prédio desmoronando – Foto captura.

Outras imagens mostram um ônibus da Urban preso em uma cratera próximo ao terminal. De acordo com populares, o buraco havia sido tampado a cerca de um mês.

Vídeos:

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Pesquisa aponta que 49% dos brasileiros acreditam em melhorias no país em 2025

Um levantamento realizado pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban) revelou que 49% dos brasileiros acreditam que o país terá melhorias em 2025. O índice permanece estável em relação à pesquisa de outubro, mas registra uma queda de 10 pontos percentuais comparado a dezembro de 2023, quando o otimismo atingiu 59%.

A percepção de piora aumentou entre os entrevistados: 28% acreditam que o Brasil irá piorar em 2025, uma alta de cinco pontos em relação a outubro (23%) e de 11 pontos frente a dezembro do ano anterior (17%).

O levantamento, divulgado nesta quinta-feira, 26, foi realizado pelo Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas (Ipespe) entre os dias 5 e 9 de dezembro, com 2 mil participantes de todas as regiões do país.

Sobre o desempenho do Brasil em 2024, 66% dos entrevistados afirmaram que o país melhorou (40%) ou permaneceu igual (26%) em comparação a 2023. No entanto, essa soma representa uma queda de 13 pontos em relação a dezembro de 2023, quando 79% acreditavam que o cenário havia melhorado (49%) ou permanecido estável (30%).

A percepção de piora em 2024 alcançou 32% em dezembro, marcando um aumento significativo em relação aos 20% registrados no mesmo período do ano anterior.

Para Antonio Lavareda, presidente do Conselho Científico do Ipespe, os resultados refletem um equilíbrio entre otimismo e cautela. “O ano teve aspectos positivos, como o aumento do emprego, mas foi marcado por fatores adversos, como seca, queimadas e notícias sobre alta da Selic, juros e inflação”, explicou Lavareda.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp