Vigilância Sanitária de Goiânia realiza mais de 14 mil inspeções em 2025

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A Vigilância Sanitária de Goiânia realizou, entre janeiro e agosto de 2025, 14.123 inspeções em estabelecimentos comerciais, industriais e de serviços na capital. Segundo o secretário municipal de Saúde, Luiz Pellizzer, as inspeções são voltadas para a fiscalização de normas de higiene, segurança e qualidade, com o objetivo de prevenir riscos à saúde pública.

Pellizzer destaca que, neste ano, a Vigilância Sanitária já recebeu 576 denúncias. “Nós recebemos 576 denúncias neste ano e intensificamos a realização de inspeções em estabelecimentos relacionados à alimentação, medicamentos, serviços de saúde e estética e outros produtos ou atividades que possam impactar o bem-estar coletivo”, disse.

As inspeções avaliaram as condições físico-estruturais, de higiene e de conformidade dos produtos e atividades com a legislação vigente. A partir das fiscalizações, a Vigilância Sanitária emitiu 5.257 intimações e 626 autuações, além de 52 interdições de estabelecimentos que operavam com irregularidades. O órgão também participou de 153 operações conjuntas com instituições parceiras, como Ministério da Agricultura, Agrodefesa, Anvisa, Delegacia do Consumidor e Procon.

“As equipes realizaram 205 apreensões de produtos impróprios ao consumo e 99 inutilizações nos próprios estabelecimentos”, destacou a diretora de Vigilância Sanitária de Goiânia, Francinez Linhares. “É muito importante que a população denuncie à Vigilância Sanitária sempre que alguma irregularidade for constatada. As denúncias nos permitem chegar com mais agilidade aos estabelecimentos irregulares e corrigir situações que poderiam causar danos à sociedade”, disse a diretora.

Denúncias

A população pode denunciar irregularidades relacionadas ao comércio de alimentos pelo site da Prefeitura de Goiânia ou pelo telefone 0800 646 1510 (para ligações de telefone fixo). Confira situações que podem ser denunciadas à Vigilância Sanitária:

  • Produtos com prazo de validade vencido expostos à venda;
  • Produtos sem rótulo ou com informações ilegíveis, que dificultam a identificação de validade, ingredientes ou origem;
  • Más condições de higiene em estabelecimentos, incluindo presença de insetos, roedores, mofo e sujeira nas áreas de preparo e manipulação de alimentos;
  • Clínicas, consultórios ou hospitais funcionando sem alvará sanitário;
  • Falta de esterilização adequada de instrumentos;
  • Reutilização de materiais descartáveis;
  • Comercialização de água ou gelo sem procedência;
  • Profissionais sem habilitação realizando procedimentos de risco (como aplicação de injetáveis).
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