Press "Enter" to skip to content

Vigilância suspende uso de produtos que causaram problemas de saúde

Última atualização 03/07/2023 | 15:13

Na última sexta-feira, 30, a Superintendência de Vigilância em Saúde, da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO), publicou no Diário Oficial do Estado a Resolução nº 10 interditando a distribuição, comercialização e uso de todos os lotes dos produtos cosméticos InduMAX Fluído Coloidal Dermo Ultraconcentrado Tonificante – UP Glúteos, e InduMAX Fluido Dermo Bioestimulador e Preenchedor Filler-CA Harmony, produzidos pela CosmBeauty.

De acordo com a SES-GO, as recomendações e divulgações do modo de uso estão sendo feitas para uso intradérmico. Entretanto, os produtos não têm registro na Anvisa para ser aplicado por essa via, ou seja, não têm autorização para ser introduzido no corpo humano. Além disso, tais substâncias estão sendo associadas a problemas de saúde em seis mulheres, quatro em Goiás e outras duas no Paraná.

Produtos cosméticos não podem ser usados por profissionais e empresas do ramo

Além de não poder ser comercializado, profissionais e empresas do ramo também não podem fazer uso dos referidos produtos. Dessa forma, as empresas que estão com unidades em seus estoques devem retê-los e guardá-los, durante a vigência da resolução.

“A medida garante a segurança dos potenciais consumidores, até que as investigações sejam finalizadas”, explica a gerente de Vigilância Sanitária da SES-GO, Eliane Rodrigues.

Em nota, a Superintendência de Vigilância em Saúde informou que a determinação é válida em todo o estado, orientando todas clínicas de estética e distribuidores quanto às medidas necessárias para suspender o uso, comercialização e distribuição desses produtos.