Vigilantes Penitenciários fazem parto de dona de casa, em Valparaíso de Goiás

Dois Vigilantes Penitenciários Temporários ajudaram uma dona de casa a dar a luz à sua filha em uma comunidade ao lado da Unidade Prisional Regional de Valparaíso de Goiás, no Entorno do Distrito Federal. O caso aconteceu nesta terça-feira (22), enquanto os agentes deixavam a penitenciária.

De acordo com relatos, André Macedo e Márcio Mariano estavam saindo do plantão, por volta das 19 horas, quando foram surpreendidos pelo pai da criança, um catador de entulho, que pedia ajuda para a esposa que estava em trabalho de parto e o socorro estaria demorando a chegar.

Imediatamente, os agentes penitenciários foram até à residência do casal e constataram o rompimento da bolsa da mãe. A dupla ajudou a concluir o trabalho de parto e aguardou a chegada da equipe médica do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

Criança e mãe foram encaminhadas ao Hospital Regional de Santa Maria. Elas estão saudáveis e assistidas por médicos. O casal contou aos servidores que, antes de ter a pequena Atenas, a mulher já havia sofrido dois abortos, e que perderam outra bebê com apenas dois meses de vida, engasgada. Eles têm outra filha, de 4 anos.

A família mora em um barraco de madeira, sem teto, nesta comunidade. Os agentes fizeram o compromisso de retornar à residência, quando a mãe receber alta do hospital, levando doações de roupas, fraldas e cestas básicas.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Feriados nacionais de 2025: confira o calendário completo

O ano de 2025 está chegando, trazendo 11 feriados nacionais no calendário. Desses, pelo menos seis cairão em dias úteis, representando oportunidades de descanso prolongado para muitos brasileiros.

O primeiro feriado nacional do ano será o de Confraternização Universal, celebrado em 1º de janeiro, uma quarta-feira. Já o Carnaval, apesar de ser considerado feriado no estado do Rio de Janeiro, não tem status de feriado nacional.

Uma novidade recente no calendário é o Dia de Zumbi e da Consciência Negra, comemorado pela primeira vez como feriado nacional em 2024. A data, que já era feriado em algumas localidades, passou a valer em todo o país após aprovação de uma lei pelo Congresso em 2023.

Vale lembrar que o calendário a seguir abrange apenas os feriados nacionais, não incluindo feriados estaduais, municipais ou pontos facultativos previstos para 2025.

Confira os feriados nacionais de 2025:

Janeiro

  • 1º de janeiro (quarta-feira): Confraternização Universal

Abril

  • 18 de abril (sexta-feira): Sexta-feira Santa
  • 20 de abril (domingo): Páscoa
  • 21 de abril (segunda-feira): Tiradentes

Maio

  • 1º de maio (quinta-feira): Dia do Trabalho

Setembro

  • 7 de setembro (domingo): Independência do Brasil

Outubro

  • 12 de outubro (domingo): Nossa Senhora Aparecida

Novembro

  • 2 de novembro (domingo): Finados
  • 15 de novembro (sábado): Proclamação da República
  • 20 de novembro (quinta-feira): Dia de Zumbi e da Consciência Negra

Dezembro

  • 25 de dezembro (quinta-feira): Natal

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp