Press "Enter" to skip to content

Vila Cultura e Octo Marques recebem 5ª edição da Feira E-cêntrica

Última atualização 20/10/2023 | 16:43

A Vila Cultural Cora Coralina será palco neste fim de semana da Feira E-cêntrica de Publicações Independentes, com a participação de 93 expositores de cinco estados e do Distrito Federal. Encontro será realizado neste sábado e domingo (dias 21 e 22/10), a partir das 11 horas, e é promovido pela Negalilu Editora, com apoio do Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult).

A abertura da feira será no Centro Cultural Octo Marques, na sexta-feira (20/10). A programação prevê, a partir das 18h30, o lançamento literário com participação das escritoras Cidinha da Silva (SP) e Diana Salu (DF), do escritor Pablo Mathias (GO) e da editora Somnia, que traz ao público a antologia “Entre páginas goianas”. Ainda no espaço cultural, o artista visual Luiz Basile (SP), fará uma visita guiada à exposição “Diário do confinamento – Autorretrato da pandemia”, às 19h30, na Galeria Sebastião dos Reis.

A 5º edição da feira integra a programação comemorativa dos 90 anos da capital, e traz no roteiro atividades formativas gratuitas, simpósio, performance, sarau e exposição de arte. Evento reúne, além de editoras de Goiás, também de São Paulo, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Minas Gerais e Distrito Federal. Estarão presentes selos literários, coletivos criativos e artistas gráficos de todo o Brasil.

Com curadoria da escritora e editora Larissa Mundim, a E-cêntrica integra o calendário nacional de feiras de publicações independentes e conta também com parceria da Universidade Federal de Goiás (UFG) e Prefeitura de Goiânia. “Além da exposição e comercialização de livros, zines e artes gráficas, a feira programa ações de formação para toda a cadeia produtiva do livro e debate o mercado editorial como espaço de dissidência”, afirma a curadora.

Goiânia 90 anos

Como parte de ações comemorativas do aniversário de 90 anos de Goiânia, a feira E-cêntrica promove quatro oficinas dedicadas a pessoas interessadas em poesia, literatura infantil, artes gráficas e artes visuais, nos dias 21 e 22 de outubro. Outro destaque do evento é a realização da 31ª edição do Sarau das Minas GO, coordenado por Carol Schmid. A abertura do sarau terá a participação especial da artista e bonequeira Laura Anastácia (Cidade de Goiás), com a performance “Maria Grampinho”.

O diálogo entre literatura e as artes visuais está contemplado na exposição “Diário do confinamento – Autorretrato da pandemia”, de Luiz Basile (SP), na Galeria Sebastião dos Reis, no Centro Cultural Octo Marques. Isolado durante a pandemia da Covid-19, o artista desenhou e pintou 320 autorretratos, em técnicas diversas, ao longo de 20 meses. Parte significativa deste acervo compõe a exposição com 177 autorretratos, cujo período de visitação se encerra com a realização da feira E-cêntrica.

Simpósio

Em parceria com a Negalilu, a Goiânia Clandestina realiza no sábado (21/10) o Simpósio Epistemologias Afrodiaspóricas Goiânia Clandestina, de 14h às 17h, na Sala de mídias João Bênnio, na Vila Cultural Cora Coralina. Com o intuito de valorizar e reconhecer a importância dos saberes tradicionais e ancestrais, o encontro reúne pesquisadores, mestres e representantes das culturas de baile e de rima.

Durante a feira E-cêntrica, o simpósio cria ambiência para compartilhamento de experiências sobre a forma como esse conhecimento é construído, transmitido e aplicado na sociedade contemporânea. O simpósio terá o publicador Mazinho Souza, idealizador do encontro, como mediador. Os debatedores e as debatedoras convidadas são Mestre Guaraná, Zanza Gomes, Pietra Pedrosa e Muralha Separatista.

Confira a programação da Feira E-cêntrica 2023:

20/10 (sexta-feira) Centro Cultural Octo Marques

18h30 – Lançamento de livros: Cidinha da Silva (SP), Diana Salu (DF), Pablo Mathias (GO) e Somnia(GO)

19h30 – Visita guiada à exposição “Diário do confinamento – Autorretrato da pandemia”, com Luiz Basile (SP)

20h30 – Vernissagem

Local: Centro Cultural Octo Marques

21/10 (sábado)

11h às 20h – Feira E-cêntrica – exposição/comercialização de livros especiais, zines e artes gráficas

9h às 12h – Oficina de poesia e performance, com Arthur Moura Campos (GO) – Sala de Mídias João Bênnio

9h às 12h – Oficina de carimbo, com Marceli Mengarda (SC) – LAB 1

14h às 17h – Simpósio Epistemologias Afrodiaspóricas Goiânia Clandestina – Sala de Mídias João Bênnio

Local: Vila Cultural Cora Coralina

22/10 (domingo)

11h às 19h – Feira E-cêntrica – exposição/comercialização de livros especiais, zines e artes gráficas

9h às 12h – Oficina de poesia e performance, com Arthur Moura Campos (GO) – Sala de Mídias João Bênnio

14h às 17h – Oficina Elementos fundamentais para a escrita do livro infantil, com Andrea Kluge (DF) – Sala de Mídias João Bênnio

16h30 – Performance “Maria Grampinho”, com Laura Anastácia (GO)

17h – Sarau das Minas GO, com coordenação de Carol Schmid (GO)

Local: Vila Cultural Cora Coralina / Centro Cultural Octo Marques