Jornal Diário do Estado

Vila Cultural Cora Coralina abre exposição “Phobetor” da artista Daniela Ktenas nesta terça-feira, 4

Mostra conta com 35 obras, entre pinturas, bordados e esculturas da artista, que tem a mitologia grega como inspiração. Entrada é gratuita

Vila Cultural Cora Coralina, unidade da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), abre nesta terça-feira, 04, às 18h, a exposição “Phobetor”, da artista Daniela Ktenas. A mostra individual fica disponível até o dia 24 de julho, na sala São Sebastião Barbosa, com visitação de segunda a sábado, das 9h às 17h. Aos domingos, a exposição fica aberta ao público na parte da manhã, das 9h às 12h. A entrada é gratuita.

A mostra conta com 35 obras, entre pinturas, bordados e esculturas. A artista trouxe para essa mostra a sua mais recente pesquisa sobre mitologia grega e também a série “Jogo do Bicho” que, segundo ela, é uma espécie de mitologia popular brasileira. Phobetor, que dá nome a exposição, é o deus grego que aparece como animais nos sonhos humanos.

Daniela Ktenas é artista visual e começou a carreira como designer gráfica, logo passou para o design de móveis e objetos. Depois começou a desenvolver pinturas a óleo e bordados em telas. A mitologia grega é recorrente em suas obras, já que a artista, de ascendência grega, é apaixonada pelo tema. Seus bordados em tela também trazem inspiração na Grécia e seus seres mitológicos.

Assim como em suas esculturas – vacas e pinguins de resina –, as telas de Daniela apresentam uma explosão de cores, com tonalidades vibrantes e temática baseada em sua vivência no Rio de Janeiro, em que retrata as praias cariocas povoadas por seres fantásticos. As influências da artista são diversas, começam com o surrealismo e universo pop dos quadrinhos, indo para além da própria natureza.