Vila Cultural Cora Coralina recebe mostra coletiva do Festival LambesGóia

A Vila Cultural Cora Coralina inaugura nesta quinta-feira, 09, às 18h, a 2ª mostra coletiva de lambe-lambe “Nodas de Uma Navalha / Cortes em Quatro Tempos”. A iniciativa faz parte da programação do 3º Festival Internacional LambesGóia e tem entrada gratuita.

Com produção da Valenta Arte Urbana e atividades a serem realizadas entre 05 e 18 novembro, o LambesGóia 2023 foi contemplado pelo Edital de Fomento aos Festivais e Eventos do Fundo de Arte e Cultura (FAC), mecanismo de fomento do Governo de Goiás, gerenciado pela Secretaria de Estado da Cultura.

VILA CORA CORALINA

A exposição tem curadoria do coletivo Lambes Brasil e este ano apresentará um panorama nacional da produção de artistas que investigam o lambe-lambe como linguagem e como técnica. A mostra reúne 14 artistas e cinco coletivos radicados em todas as regiões do país com técnicas variadas como arte e impressão digital, recorte, fotografia, colagem e xilogravura.

No dia 14 de novembro, às 14h, a organização do festival promoverá visita guiada à mostra com seus produtores e um intérprete de libras. A exposição Lambe-Lambe segue em cartaz na Vila Cultural até 10 de dezembro, com visitação gratuita, de segunda-feira a domingo, das 9h às 17h.

FESTIVAL

Com o intuito de divulgar a técnica na cidade de Goiânia, o Festival Internacional de Lambe-Lambe – LambesGóia nasceu em 2019. Trata-se de uma vertente da arte urbana que consiste em produzir trabalhos artísticos em papel, sejam eles em forma de cartazes, pinturas, fotografias, poemas e etc, para então serem colados em espaços públicos, promovendo a troca entre artistas de outras cidades ou países para também serem colados nestes lugares.

Nesta edição, o festival bateu os próprios recordes e conta com cartazes de artistas de 20 países, como Canadá, Argentina, Bolívia e Alemanha, além de mais de mais de 100 artistas brasileiros.

“O número de participantes mais que dobrou, chegando a contabilizar mais de 160 nomes entre artistas e coletivos. Um dado interessante foi o aumento do número de goianos que colaboraram enviando seus trabalhos para o mural”, ressalta Larissa Pitman, da Valenta Arte Urbana.

MURAIS

Durante o lambe-lambe serão produzidos dois murais coletivos no Setor Central em Goiânia, além de quatro murais individuais, distribuídos pelos bairros Centro, Marista e Vila Redenção em Goiânia, além do Parque Flamboyant em Aparecida de Goiânia.

O LambesGóia conta ainda com murais individuais de artistas renomados da cena do lambe no Brasil, como Mila Serejo; de Natal (RN), Tiago Daher; de Goiânia (GO), Haon (GO) e Rafael Vaz (GO).

Confira a programação

Mural / artista Rafael Vaz
Data: 07/11
Endereço: Praça CEU Parque Flamboyant / R. Dona Diula de Oliveira Santana França, 210 – Res. Parque Flamboyant, Aparecida de Goiânia
Horário: 10h às 17h

Mural / artista Haon
Data: 08/11
Endereço: Vila Redenção, Rua E-3
Horário: 10h às 18h

Abertura Exposição Nodas de Uma Navalha/ Cortes em Quatro Tempos
Data: 09/11
Endereço: Vila Cultural Cora Coralina / R. 3, s/n – Centro
Horário: 19h

Mural / artista Milla Serejo
Data: 11/11
Endereço: Rua 3, muro estacionamento
Hora: 10h às 14h

Oficina de Lambe-Lambe / Bruna Alcantara
Data: 11/11
Endereço: Centro Comunitário do Conjunto Anhanguera / Rua Carajás esq. Rua Tabajara.
Horário: 09 às 13h
Inscrições gratuitas através do https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScX9dv6k9VKRMT8Uo6obmtxnfjJKV0–Cb7Ngf6-AhUmxSwfw/viewform

Oficina de Toy Art Como Instrumento Pedagógico / Su Martins
Data: 18/11
Endereço: Centro Comunitário do Conjunto Anhanguera / Rua Carajás esq. Rua Tabajara.
Horário: 09 às 13h
Inscrições gratuitas através do https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScX9dv6k9VKRMT8Uo6obmtxnfjJKV0–Cb7Ngf6-AhUmxSwfw/viewform

Roda de conversa com Coletivo Lambes Brasil
Data: 11/11
Endereço: Vila Cultural Cora Coralina / Sala multimídia
Endereço: R. 3, s/n – Centro
Horário: 16h às 18h

Mural coletivo
Data: 12/11
Endereço: Av. Tocantins, esquina com rua 2
Horário: 10h às 16h

Visita guiada à Exposição / Intérprete de Libras
Data: 15/11
Endereço: Vila Cultural Cora Coralina
Endereço: R. 3, s/n – Centro
Horário: 14h às 16h

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

BYD cancela contrato com empreiteira após polêmica por trabalho escravo

Na noite de segunda-feira, 23, a filial brasileira da montadora BYD anunciou a rescisão do contrato com a empresa terceirizada Jinjiang Construction Brazil Ltda., responsável pela construção da fábrica de carros elétricos em Camaçari, na Bahia. A decisão veio após o resgate de 163 operários chineses que trabalhavam em condições análogas à escravidão.

As obras, que incluem a construção da maior fábrica de carros elétricos da BYD fora da Ásia, foram parcialmente suspensas por determinação do Ministério Público do Trabalho (MPT) da Bahia. Desde novembro, o MPT, juntamente com outras agências governamentais, realizou verificações que identificaram as graves irregularidades na empresa terceirizada Jinjiang.

Força-tarefa

Uma força-tarefa composta pelo MPT, Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), Defensoria Pública da União (DPU) e Polícia Rodoviária Federal (PRF), além do Ministério Público Federal (MPF) e Polícia Federal (PF), resgatou os 163 trabalhadores e interditou os trechos da obra sob responsabilidade da Jinjiang.

A BYD Auto do Brasil afirmou que “não tolera o desrespeito à dignidade humana” e transferiu os 163 trabalhadores para hotéis da região. A empresa reiterou seu compromisso com o cumprimento integral da legislação brasileira, especialmente no que se refere à proteção dos direitos dos trabalhadores.

Uma audiência foi marcada para esta quinta-feira, 26, para que a BYD e a Jinjiang apresentem as providências necessárias à garantia das condições mínimas de alojamento e negociem as condições para a regularização geral do que já foi detectado.

O Ministério das Relações Exteriores da China afirmou que sua embaixada e consulados no Brasil estão em contato com as autoridades brasileiras para verificar a situação e administrá-la da maneira adequada. A porta-voz da diplomacia chinesa, Mao Ning, em Pequim, destacou que o governo chinês sempre deu a maior importância à proteção dos direitos legítimos e aos interesses dos trabalhadores, pedindo às empresas chinesas que cumpram a lei e as normas.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp