Vila Mutirão recebe terceira edição do HUGOL na Comunidade

Na área da saúde serão ofertadas atividades de aferição de pressão arterial, testes de glicemia, HIV, HCV, HbsAg e sífilis, além de vacinação, orientação nutricional, avaliação antropométrica, aula de zumba, oficina de primeiros socorros, orientação sobre escovação e sobre temas que compõem o perfil de atendimento do HUGOL

O Colégio Estadual Edmundo Rocha, localizado na Vila Mutirão, recebe neste sábado (7), das 9 horas às 14 horas, a terceira edição do HUGOL na Comunidade. Evento que é realizado pelo Hospital Estadual de Urgências da Região Noroeste de Goiânia Governador  Otávio Lage de Siqueira, com intuito de promover educação em saúde, cidadania, responsabilidade social e entretenimento para os moradores do local.

Entre os serviços prestados, na área da saúde serão ofertadas atividades de aferição de pressão arterial, testes de glicemia, HIV, HCV, HbsAg e sífilis, além de vacinação, orientação nutricional, avaliação antropométrica, aula de zumba, oficina de primeiros socorros, orientação sobre escovação e sobre temas que compõem o perfil de atendimento do HUGOL. Os participantes também serão encaminhados para acesso aos serviços relacionados ao direito de cidadania, como: recadastramento do Bolsa Família e outros que dizem respeito ao CRAS, poderão solicitar o Passe Livre, o Passaporte do Idoso e a Carteira de Trabalho, além de participar das ações de conscientização do Detran com simulador de direção.

Ainda no evento será oferecido cortes de cabelo, esmaltação, design de sobrancelhas, workshop de limpeza de pele, maquiagem profissional e palestra sobre higiene pessoal. Já para entreter os serão postos vários brinquedos para crianças e guloseimas como pipoca e algodão-doce. O acesso a essas atividades será concedido mediante a participação prévia em alguma ação da saúde, visando que a educação sobre esses temas seja fortalecida como o principal foco do evento. O HUGOL na Comunidade é o incentivo ao voluntariado, pois os recursos são advindos de doações de pessoas, empresas e instituições e a equipe é essencialmente composta por voluntários acadêmicos de cursos superiores da saúde e de colaboradores.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Polícia desmantela esquema nacional de golpes bancários

Polícia Civil de Goiás (PCGO) deflagra a Operação Falsa Central, uma ação coordenada pelo Grupo de Repressão a Estelionatos e Outras Fraudes (Gref), da Delegacia Estadual de Investigações Criminais (Deic). Foram cumpridos 95 mandados judiciais em todo o país — 58 de busca e apreensão e 37 de prisão —, além do bloqueio de 438 contas bancárias ligadas ao grupo.

A operação, nesta quinta-feira (21/11), que contou com apoio das polícias civis de São Paulo, Pernambuco, Pará, Piauí e Ceará, teve como objetivo desarticular uma organização criminosa especializada no golpe da falsa central bancária. O esquema causou prejuízos de aproximadamente R$ 200 mil a 27 vítimas identificadas apenas em Goiás.

O delegado William Bretz, chefe do Grupo de Repressão a Estelionato e Outras Fraudes (Deic), conta que a Operação terá desdobramentos.

“A partir da análise do número 0800 usado no golpe, os investigadores descobriram outras 449 linhas vinculadas ao grupo, sugerindo um esquema de alcance nacional. Embora a primeira fase da operação tenha focado nas vítimas goianas, há indícios de centenas de outras vítimas em diferentes estados, que serão o alvo das próximas etapas”, disse.

Os envolvidos responderão por crimes como fraude eletrônica, furto mediante fraude, associação criminosa e lavagem de dinheiro. As penas combinadas podem chegar a 29 anos de prisão. As investigações continuam sob responsabilidade do Gref/Deic de Goiás.

Alerta à população:

A Polícia Civil orienta que a população desconfie de mensagens ou ligações suspeitas sobre compras não reconhecidas e que jamais realize transações ou forneça dados pessoais sem antes confirmar diretamente com seu banco.

Em casos suspeitos, a recomendação é registrar um boletim de ocorrência imediatamente.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp