Vila São Cottolengo se prepara para receber visitantes na Romaria 2023

Fé e solidariedade vão dar as mãos durante a Romaria do Divino Pai Eterno, em Trindade. Maior instituição filantrópica do Centro-Oeste, a Vila São Cottolengo terá uma programação especial para os dias da celebração religiosa, envolvendo os colaboradores, pacientes, romeiros e devotos do Pai Eterno. Isso porque, durante toda a Romaria, a instituição recebe visitantes de todo o Brasil.

De acordo com os responsáveis pela São Cottolengo, o número de visitantes aumenta, em média, cinco vezes, chegando a 500 pessoas por dia. Para acolhê-los nos dias de festa, entre 23 de junho e 02 de julho, haverá atividades diárias. Serão shows ao vivo, apresentação de danças, feira de artesanato produzidos pelos pacientes e ainda com o Bazar da Vila com muitas novidades.

A Vila São Cottolengo é um espaço dedicado ao cuidado e acolhimento de pessoas com deficiências múltiplas. Para manutenção da oferta de atendimento especializado, a instituição conta com doações de todo tipo de produto ou serviço e aproveita o período para reforçar a arrecadação de donativos. Roupas, calçados, alimentos, produtos de limpeza e dinheiro fazem parte da lista de itens que atendam às tantas necessidades da instituição (leia abaixo).

Em virtude do turismo religioso e do aumento do número de visitas de pessoas de Goiás, Brasil e até exterior, o local conta com o trabalho de voluntários, que são responsáveis por auxiliar no acompanhamento destas pessoas para receber e orientar os visitantes durante o percurso de conhecimento da Vila. Nesta atividade, o voluntário é acompanhado por um colaborador e o horário para essa atividade é aos sábados e domingos, das 8h às 17h, mas o voluntário estipula quanto tempo doará, ou seja, se deseja fazer 8 ou 4 hr/dia.

Como doar

Um dos canais é a Central de Relacionamento, através da qual uma equipe responsável presta suporte para aquele doador que deseja contribuir mensalmente, por meio de boleto bancário para a instituição. Essas pessoas compõem o grupo que faz parte do projeto Amigo do Bem. Os valores arrecadados são usados integralmente para a manutenção das atividades da instituição. As doações também podem ser feitas via PIX ou conta PagSeguro.

Outra forma é pela Central de Doações, responsável por receber as doações que chegam à instituição. O local funciona de segunda a sexta, das 7h às 18h, e aos finais de semana das 6h às 18h. O interessado pode deixar pessoalmente a sua doação ou agendar para que a coleta seja feita em sua residência. Contribuintes também têm a opção de dedicar até 3% do Imposto de Renda para o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Trindade CMDCA – TRIN.

Há também o projeto Empresas do Bem, em parceria com empreendimentos interessados em desenvolver ações de responsabilidade social. Por meio de um contrato simples, a empresa interessada se compromete a fazer um repasse mensal em dinheiro, produtos e/ou serviços para a Vila. Ao aderir ao projeto, optará pela cota que lhe será adequada e, de acordo com esta opção, terá direito a algumas contrapartidas.

Atrações

A programação começa antes, no dia 21 de junho, com a Entronização da Imagem do Divino Pai Eterno e Missa de Envio, na Praça da Amizade. Às 9 horas, a celebração reunirá os colaboradores que vão trabalhar na romaria e será presidida pelo Padre João Paulo dos Santos, superior provincial da Congregação do Santíssimo Redentor, em Goiás.

No dia 23 de junho, o primeiro dia da festa, acontece a Romaria da Vila São Cottolengo, na qual os colaboradores farão a caminhada de Goiânia a Trindade, em um gesto de apoio e compromisso com a missão da instituição. A saída será às 17 horas, do Trevo de Goiânia, próximo ao Terminal Padre Pelágio.

Um dos momentos aguardados pela instituição serão as visitas das comitivas de Piracanjuba e Caldas Novas nos dias 28 e 29 de junho. Esses encontros ocorrerão na Equoterapia, com momentos de interação e compartilhamento de experiências entre os representantes das cidades e os pacientes da Vila. A Banda Inclusiva Luar animará essas ocasiões.

No dia 30 de junho, acontecerá o ápice da participação da Vila São Cottolengo na Romaria. As missas e novenas serão dedicadas à instituição. Neste dia, a liturgia da festa refletirá o tema: “O Pai Eterno nos Chama a Viver a Fé pela caridade e nos Envia para cuidar dos Pobres.” À noite, na novena campal, na Praça Dom Antônio Ribeiro (Praça da Basílica), a liturgia da 8ª Novena contará com a animação da Banda Inclusiva Luar, e com a presença de colaboradores e dos pacientes da Vila.

Além das celebrações religiosas, a Vila São Cottolengo também proporcionará shows e apresentações na Praça da Amizade nos dias 1º e 2 de julho. A Ronda da Alegria espalhará sorrisos e boas energias entre os presentes, seguida pela apresentação da Banda Inclusiva Luar. A Praça Padre Vilela e a Praça do Lago também receberão atividades simultâneas, oferecendo opções variadas para os visitantes desfrutarem da festividade.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Hugo destaca avanço em cirurgias endoscópicas com melhorias e investimentos

O Hospital de Urgências de Goiás Dr. Valdemiro Cruz (Hugo), unidade do governo do Estado gerida pelo Hospital Israelita Albert Einstein desde junho deste ano, realizou no final de novembro sua primeira cirurgia endoscópica da coluna vertebral. Essa técnica, agora prioritariamente utilizada nos atendimentos de urgência e emergência, é minimamente invasiva e representa um avanço significativo no tratamento de doenças da coluna vertebral, proporcionando uma recuperação mais rápida e menores riscos de complicações pós-cirúrgicas.

Segundo o coordenador da ortopedia do Hugo, Henrique do Carmo, a realização dessa técnica cirúrgica, frequentemente indicada para casos de hérnia de disco aguda, envolve o uso de um endoscópio. Este equipamento, um tubo fino equipado com uma câmera de alta definição e luz LED, transmite imagens em tempo real para um monitor, iluminando a área cirúrgica para melhor visualização. O tubo guia o endoscópio até a área-alvo, permitindo uma visão clara e detalhada das estruturas da coluna, como discos intervertebrais, ligamentos e nervos.

“Quando iniciamos a gestão da unidade, uma das preocupações da equipe de ortopedia, que é uma especialidade estratégica para nós, foi mapear e viabilizar procedimentos eficazes já realizados em outras unidades geridas pelo Einstein, para garantir um cuidado mais seguro e efetivo dos pacientes”, destaca a diretora médica do hospital, Fabiana Rolla. Essa adoção da técnica endoscópica é um exemplo desse esforço contínuo.

Seis meses de Gestão Einstein

Neste mês, o Hugo completa seis meses sob a gestão do Hospital Israelita Albert Einstein. Nesse período, a unidade passou por importantes adaptações que visam um atendimento mais seguro e de qualidade para os pacientes. Foram realizados 6,3 mil atendimentos no pronto-socorro, mais de 6 mil internações, mais de 2,5 mil procedimentos cirúrgicos e mais de 900 atendimentos a pacientes com Acidente Vascular Cerebral (AVC).

A unidade passou por adequações de infraestrutura, incluindo a reforma do centro cirúrgico com adaptações para mitigar o risco de contaminações, aquisição de novas macas, implantação de novos fluxos para um atendimento mais ágil na emergência, e a reforma da Central de Material e Esterilização (CME) para aprimorar o processo de limpeza dos materiais médico-hospitalares.

Hoje, o Hugo também oferece um cuidado mais humanizado, tanto aos pacientes como aos seus familiares. A unidade implementou um núcleo de experiência do paciente, com uma equipe que circula nos leitos para entender necessidades, esclarecer dúvidas, entre outras atividades. Além disso, houve mudança no fluxo de visitas, que agora podem ocorrer diariamente, com duração de 1 hora, em vez de a cada três dias com duração de 30 minutos.

Outra iniciativa realizada em prol dos pacientes foi a organização de mutirões de cirurgias, visando reduzir a fila represada de pessoas internadas que aguardavam por determinados procedimentos. Essa ação viabilizou a realização de mais de 32 cirurgias ortopédicas de alta complexidade em um período de dois dias, além de 8 cirurgias de fêmur em pacientes idosos. Todos os pacientes beneficiados pelos mutirões já tiveram alta hospitalar.

Plano de investimentos para 2025

Para o próximo ano, além do que está previsto no plano de investimentos de R$ 100 milhões anunciado pelo Governo de Goiás, serão implantadas outras melhorias de fluxos e processos dentro das atividades assistenciais. Isso inclui processos preventivos de formação de lesões por pressão, otimização de planos terapêuticos, cirurgias de emergência mais resolutivas, e outras ações que visam aprimorar o cuidado dos pacientes.

O hospital também receberá novos equipamentos, como o tomógrafo doado pelo Einstein para melhorar o fluxo de pacientes vítimas de trauma e AVC, e um robô de navegação cirúrgica.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp