A Vila São Cottolengo deve operar, até outubro, mais de 700 pessoas portadoras de catarata. A ação tem como meta zerar o déficit de 3,5 mil pessoas que aguardam pelo procedimento no Estado.
A fase de triagem de pacientes já iniciou. “Estamos triando esses pacientes que serão atendidos. Dos atuais 400 que atendemos, temos a meta de atender 700 em três meses, passando desde a primeira consulta, pré-operatórios, cirurgia e pós-operatório. Estamos focados e prontos para fazermos nosso trabalho para a comunidade com excelência”, diz Sandro Gomes Albino, Diretor Técnico da Vila.
O motorista Divino Alves é um dos contemplados pelo mutirão. Após a triagem, ele está realizando, agora, os exames pré-operatórios. “Eu tenho aguardado essa cirurgia há um tempo. Vai ser muito bom poder operar agora para eu continuar com minhas atividades e viver com melhor qualidade também”, pontua.
Hospital São Cottolengo
O Hospital da Vila São Cottolengo é um das unidades de referência para a realização de cirurgias de pequeno e médio porte. Lá são realizados procedimentos de oftalmologia, otorrinolaringologia, ortopedia, além de cirurgia plástica e geral. A intervenção para catarata responde por cerca de 80% das cirurgias realizadas no hospital.
O centro médico conta com uma unidade pré e pós-operatória que trabalha conjuntamente com o centro cirúrgico da Vila. Ela é responsável pela admissão de todos os pacientes que chegam à instituição para a realização de algum procedimento cirúrgico, principalmente a cirurgia para catarata. As intervenções oftalmológicas são, em regra, simples e rápidas, recebendo o paciente alta no mesmo dia.