Vilela avança em sua agenda para fortalecer parcerias nas áreas de saúde e educação

O prefeito eleito de Aparecida de Goiânia, Leandro Vilela (MDB), conduziu uma série de reuniões nesta segunda-feira, 11, com a finalidade de estabelecer parcerias estratégicas visando o ano de 2025, quando assumirá a administração municipal. Entre os encontros, destacou-se a conversa com representantes da Associação Médica de Goiás (AMG) e com a secretária estadual de Educação, Fátima Gavioli.

Acompanhado pela coordenadora regional de Educação, Professora Núbia, que integra sua equipe de transição, Vilela se reuniu com Gavioli para discutir possíveis colaborações. “Nosso objetivo é implementar em Aparecida o modelo de gestão adotado pelo governador Ronaldo Caiado, que colocou Goiás em primeiro lugar no IDEB nacional. Queremos garantir que nossos estudantes estejam bem preparados para o ensino médio e, futuramente, para o ensino superior, ampliando suas oportunidades,” enfatizou Vilela.

Durante a reunião com a Secretaria de Educação, foram abordadas estratégias para aprimorar o aprendizado nas escolas, por meio de programas que estimulem a inovação e o desenvolvimento de habilidades essenciais para o futuro. “Estamos comprometidos em proporcionar uma educação de excelência para nossos jovens, assegurando que tenham uma base sólida para seus próximos desafios,” afirmou o prefeito eleito, ressaltando que essas parcerias serão cruciais para modernizar e tornar mais eficiente a rede municipal de ensino.

Vilela também se encontrou com a médica Lana Bezerra e com os médicos Rui Gilberto Ferreira e Valdemar Naves do Amaral, vice-presidente e diretor financeiro da AMG, respectivamente.

Além disso, ele teve uma reunião com Davi, diretor do Centro de Educação Infantil Marista Divino Pai Eterno (CEMADIPE), uma instituição que oferece educação infantil de qualidade e apoio às famílias da região. Segundo Vilela, o CEMADIPE realiza um trabalho exemplar com as crianças de Aparecida, e uma parceria com a entidade é fundamental para fortalecer a educação infantil no município.

Essas reuniões reafirmam o compromisso de Vilela em uma gestão pautada pela cooperação e pelo desenvolvimento da cidade, trazendo iniciativas que visam melhorar a qualidade de vida dos cidadãos.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Meteorologia prevê chuvas volumosas para boa parte do país

O fim de semana terá condições favoráveis a chuvas volumosas nas regiões Norte, Centro-Oeste, Nordeste e Sudeste do Brasil. Segundo boletim divulgado hoje (22), em Brasília, pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), um alerta de chuvas intensas foi emitido para a região que vai do Amazonas, passando por Rondônia, Mato Grosso, norte do Mato Grosso do Sul, sul do Tocantins, Goiás, Pará, Minas Gerais e sul da Bahia.  

Para essas áreas o alerta é de chuva com volume entre 30 e 60 milímetros por hora (mm/h) ou 50 e 100 mm/dia, com ventos intensos entre 60-100 km/h. Há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

Além disso, também estão previstas chuvas com volume entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia e ventos intensos que podem chegar até a 60 km/h.  

As pancadas podem ocorrer no Acre e Amazonas; sul do Pará, Maranhão, Piauí, Tocantins e Bahia. Chuvas com o mesmo volume são esperadas para o Mato Grosso do Sul, norte de São Paulo, sul de Minas Gerais, Espírito Santo e Rio de Janeiro.

Risco reduzido

Há baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.

A Meteorologia também alerta para a ocorrência de acumulado de chuvas no litoral sul paulista, em todo o litoral paranaense e no litoral norte de Santa Catarina. Nessas regiões estão previstas chuvas entre 20 a 30 mm/h ou até 50 mm/dia. Há baixo risco de alagamentos e pequenos deslizamentos em cidades com essas áreas de risco. 

Para a região que abrange a faixa leste da Bahia, incluindo o Recôncavo Baiano, até Sergipe, o Inmet informou sobre a tendência de que uma zona de Convergência do Atlântico Sul se configure a partir de sábado, 23, podendo persistir até terça-feira (26), o que poderá ocasionar volumes expressivos de chuva.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp