Press "Enter" to skip to content

Vin Diesel é acusado de violência sexual por ex-assistente de Velozes e Furiosos 5

Última atualização 22/12/2023 | 16:00

O ator Vin Disel foi processado por uma ex-assistente de produção que o acusa de agressão sexual durante as filmagens do filme ‘Velozes e Furiosos 5’, em 2010. Na petição inicial, Asta Jonasson descreve que os dois estavam no hotel St. Regis, em Los Angeles, quando o artista a encurralou beijando à força e passou as mãos em seu corpo e se masturbou, sem seu consentimento. Jonasson relata que estava ‘aterrorizada’ e tentou recusar os avanços diversas vezes.

Em nota enviada à Vanity Fair, a defesa do ator negou as acusações. Vin Diesel não se pronunciou sobre o assunto nas suas redes sociais. Veja o comunicado do advogado do artista, Bryan Freedman:

Deixe-me ser muito claro: Vin Diesel nega categoricamente esta afirmação em sua totalidade. Esta é a primeira vez que ele ouve falar dessa afirmação de mais de 13 anos feita por um funcionário que supostamente trabalha há 9 dias. Há evidências claras que refutam completamente essas alegações bizarras”.

A revista americana teve acesso aos documentos da ação judicial e descreve que Asta foi contratada pela empresa de Vin Diesel, One Race, para trabalhar na produção de Velozes e Furiosos 5, em Atlanta. Recém formada na Escola de Cinema de Los Angeles, Asta era encarregada de organizar festas e acompanhar o ator em eventos. Além disso, ela tinha que ficar próximo de Diesel caso ele tirasse as mulheres quando sua namorada, Paloma Jiménez, não estivesse presente.

O texto afirma que, após uma noite em que Diesel “estava entretendo várias mulheres na suíte Empire de seu hotel de luxo”, pediram a Jonasson que retirasse o ator do local, mas uma vez a sós com ela no quarto, “a atacou sexualmente”.

Jonasson afirma que rejeitou todas as investidas do ator, fisicamente e verbalmente, negativas que Diesel “ignorou”.

 Horas depois, a presidenta da One Rac e irmã do ator, Samantha Vincent, entrou em contato com a assistente para rescindir seu contrato, menos de duas semanas após a contratação.

Asta havia assinado um acordo de confidencialidade como parte de seu contrato, que a impedia de falar sobre a agressão nos anos seguintes. Jonasson, afirma no documento que só veio a público agora motivada pelo movimento MeToo, que levou à prisão o todo-poderoso produtor de Hollywood Harvey Weinstein e revelou uma tradição de abusos contra as mulheres na indústria do entretenimento.

Acusação de assédio no Brasil

A YouTuber Carol Moreira relatou um assédio de Vin Diesel durante uma entrevista, realizada na Comic Con Experience de 2016, em São Paulo. Na ocasião, ele interrompeu a jornalista três vezes para elogiar sua beleza, o que causou constrangimento em Carol. Quatro dias depois, o ator norte-americano usou o Facebook para se desculpar.

“Como todos sabem, tento manter as minhas entrevistas brincalhonas e divertidas, especialmente quando estou na Zona Xander… Mas, se ofendi alguém, então deixem que eu peça desculpas, porque nunca foi minha intenção”, escreveu o artista na época.