Vinho tinto e Saúde – existe combinação melhor?

Com toda a certeza você já deve ter escutado por aí a seguinte frase “Uma taça de vinho tinto por dia faz bem para a saúde”. E aí, você concorda com essa afirmação? Para ajudar a gente e você a desvendar essa dúvida, conversamos com o médico e empreendedor da vinícola Serra das Galés, Sebastião Ferro.

Em qualquer momento sempre encontramos a oportunidade para abrir uma garrafa de vinho, seja sozinho ou em grupo. É uma bebida com muita variação de preço, mas que sempre agrada diferentes paladares. Então por que não aproveitar para sempre beber uma tacinha de vinho tinto no jantar?

Vinho tinto no dia a dia

Essa é a dica do Dr. Sebastião Ferro, pois beber uma taça no fim do dia faz muito bem para a saúde do corpo e da mente. “Tudo que fazemos com moderação é bom. Uma taça é suficiente e basta saber se controlar para não exagerar na bebida. Pois o excesso, sim, faz mal para a saúde. Afinal é uma bebida alcoólica e pode trazer diversas reações ao organismo”, sinaliza Sebastião.

Sebastião Ferro reforça e deixa claro que, neste caso, não basta a pessoa beber uma taça de vinho e achar que está tudo bem e garantindo saúde. “Beber vinho é apenas um dos pilares para se manter uma vida saudável e aumentar a expectativa de vida. Vários outros fatores precisam estar associados, como por exemplo, manter o hábito de fazer atividade física, ter uma alimentação saudável, não fumar, realizar consultas médicas rotineiramente, entre outros”, explica o médico.

É comprovado que nas cascas e sementes da uva, principalmente as utilizadas para a produção do vinho tinto (uvas mais escuras), é encontrada a substância resveratrol. Ela é antioxidante, anti-inflamatória, controla a pressão arterial, aumenta os níveis de colesterol bom e inibe a inflamação das veias.

Desta forma, o consumo moderado do vinho tinto é bom para a saúde cardiovascular, auxilia na digestão, melhora da circulação sanguínea e reduz o risco de câncer.

Na vinícola Serra das Galés é possível encontrar os vinhos tintos Cálice de Pedra e Muralha. “Excelentes opções para você que gosta de apreciar um bom vinho”, finaliza Sebastião Ferro.

Tags: