Vinhos secos são uma ótima opção para a saúde. Eles são saborosos e tem menos calorias se comparados a outras bebidas que possuem cereais, açúcares e carboidratos.
Segundo o médico e viticultor Sebastião Ferro um dos motivos para consumir os vinhos secos é a baixa concentração de carboidratos. Por exemplo, uma taça com 100ml contém apenas duas gramas.
Esses fatores fazem com que o vinho, consumido há milhares de anos, ganhe ainda mais o paladar mundial.
Vinhos secos e estilo de vida
Ferro explica que “o vinho facilita a adesão a um estilo de vida saudável, ao contrário das cervejas e bebidas alcoólicas adoçadas. É muito mais fácil manter o equilíbrio com apenas uma ou duas taças de vinho nas comemorações. Mas quem consegue tomar só uma ou duas latinhas, não é mesmo? ”
Outro ponto relevante é que o vinho seco, seja branco ou tinto, é totalmente livre de açúcares. Por exemplo, uma curiosidade é que entre os vinhos, o menos calórico é o rosê, com apenas 93 calorias a taça de 150 ml.
Substâncias poderosas
Segundo o médico Sebastião Ferro, cerca de 200 polifenois identificados no vinho vem entre 90 e 95% das cascas e sementes. Portanto, as propriedades antioxidantes e antibióticas são potencializadas quando misturadas ao álcool, tornando a bebida terapêutica. “As uvas escuras têm bastante polifenois. Isso é maravilhoso para a produção do vinho tinto, sendo ainda mais saudável que o branco”, ressalta
Além de tudo isso, o viticultor da Serra das Galés garante que o vinho é poderoso, porque previne o estresse e a ansiedade. “Ele contém resveratrol, um composto com efeito relaxante. Essa substância combate radicais livres e o envelhecimento precoce das células.”
Sebastião Ferro afirma que os flavonoides presentes no vinho aceleram o metabolismo, o que auxilia na perda de peso. Por isso, é importante equilíbrio na alimentação e no consumo do vinho. Consequentemente, será maravilhoso para manter hábitos de vida mais saudáveis.
Depois de descobrir tantos benefícios não há como negar que essa bebida é para nós um grande presente da natureza. Em suma, conhecer as qualidades do vinho deixam ótimas expectativas para cuidar da saúde.