Vini Jr depõe sobre insultos racistas no clássico contra Barcelona: Entenda a investigação e desdobramentos

Vini Jr irá depor sobre insultos racistas em clássico contra Barcelona

O atacante do Real Madrid, Vini Jr, está prestes a participar de uma audiência por videoconferência para prestar depoimento sobre os episódios de racismo ocorridos durante a partida contra o Barcelona, no estádio de Montjuic, em 2023. Dois torcedores do time catalão foram acusados de direcionar insultos racistas ao jogador brasileiro durante o clássico disputado em 28 de outubro de 2023, pela LaLiga 2023/24.

Vini Jr está agendado para se pronunciar perante a Justiça da Espanha no dia 23 de janeiro. A investigação em questão foi instaurada contra os torcedores do Barcelona que proferiram os insultos racistas. O atacante terá a oportunidade de apresentar sua versão dos fatos diante da juíza Carmen García, do Juizado de Instrução 18 de Barcelona, por meio de videoconferência.

A Polícia da Catalunha identificou os dois torcedores do Barcelona como os responsáveis pelos cânticos racistas direcionados a Vini Jr. Imagens das câmeras do Estádio Olímpico Lluís Companys e outros testemunhos auxiliaram na identificação de três torcedores, sendo um deles menor de idade, que será investigado conforme a legislação correspondente.

Essa não é a primeira vez que o jogador brasileiro é vítima de racismo no futebol espanhol. Recentemente, três torcedores do Valencia foram condenados a oito meses de prisão por ofensas racistas direcionadas a Vinicius Junior durante uma partida entre o Valencia e o Real Madrid, em maio de 2023, no estádio Mestalla.

Diversas entidades, como a Promotoria de Crimes e Ódio de Barcelona, a LaLiga, o Real Madrid e o próprio Vinicius Junior estão envolvidas no caso. A luta contra o racismo no futebol espanhol segue sendo um grande desafio, e casos como esse reforçam a importância de medidas rigorosas para coibir comportamentos preconceituosos nos estádios.

Apesar dos desafios enfrentados, Vini Jr tem se destacado no cenário do futebol espanhol, mostrando talento e determinação, mesmo diante de situações de racismo. Sua história de superação e sucesso é um exemplo para todos os que lutam contra a discriminação e a intolerância no esporte e na sociedade. É fundamental que casos como esse sejam tratados com seriedade e responsabilidade, para que o futebol seja um ambiente cada vez mais inclusivo e respeitoso para todos os seus atletas e torcedores.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Renê acertou com o Fluminense após conversa com Mano e retorno ao Rio

Conversa com Mano e retorno ao Rio foram determinantes para acerto de Renê com o Fluminense

Lateral vinha tendo conversas para renovar com o Internacional, mas foi contratado pelo Flu

Aos 24 min do 2º tempo – gol de fora da área de Renê do Internacional contra o São Paulo

Sexto reforço do Fluminense para 2025, Renê está de volta ao Rio de Janeiro após dois anos e meio. Contratado pelo Internacional em 2022, após atuar pouco mais de cinco anos pelo Flamengo, o lateral-esquerdo chega ao Flu para disputar posição com Gabriel Fuentes, após a saída de Diogo Barbosa, que acertou com o Fortaleza.

Renê, reforço do Fluminense — Foto: Marcelo Gonçalves/FFC

O lateral-esquerdo foi visto pelo Fluminense como uma oportunidade de mercado, após o lateral não renovar o contrato com o Internacional. O jogador passou os últimos dois meses discutindo uma renovação com o Colorado, que acabou não acontecendo por divergências em questões contratuais. Livre para assinar sem custos, pesou para o jogador as conversas com Mano Menezes, com quem trabalhou no Internacional, e a possibilidade de voltar a morar no Rio, cidade que conhece bem.

Renê deixou o Internacional com 123 partidas. Ele era considerado um jogador importante nos bastidores e no dia a dia do clube. Experiente, o lateral era uma das lideranças no vestiário. Após ser titular em 2022 e 2023, ele acabou perdendo espaço em 2024 com Roger Machado, com a entrada de Bernabei no time. Mesmo não sendo dono da posição, Renê esteve em campo 36 vezes no último ano. O lateral marcou um gol e deu duas assistências.

Renê assinou com o Fluminense por duas temporadas — Foto: Marcelo Gonçalves/FFC

Renê também recebeu sondagens do Mirassol, que irá disputar a Série A. O jogador, porém, gostou da ideia de defender o Fluminense para voltar a trabalhar com Mano Menezes, com quem atuou em 2022 e no primeiro semestre de 2023 no Internacional. O presidente do Fluminense, Mário Bittencourt, também conversou diretamente com o jogador.

Contratado pelo Flamengo em 2017 após se destacar pelo Sport, ele acumulou 10 títulos pelo Rubro-Negro. Foi tetracampeão carioca, bicampeão do Brasileirão e da Supercopa, campeão da Libertadores e da Recopa.

Um dos argumentos do Fluminense para contratar Renê é manter o equilíbrio entre a busca por jovialidade no elenco e experiência. Nas laterais, o Tricolor conta com Samuel Xavier de 34 anos e Guga de 25 na direita. Já na esquerda, tem Gabriel Fuentes de 27 e agora Renê, de 32.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp