Vini Jr. é alvo de gesto racista de torcedor da Real Sociedad
Brasileiro é hostilizado em duelo pela Copa do Rei, e vídeo mostra fã de equipe basca fazendo gesto no qual imita um macaco
O atacante Vini Jr. foi vítima mais uma vez de racismo em uma partida na Espanha. O jogador do Real Madrid foi hostilizado pela torcida da Real Sociedad em confronto pela Copa do Rei, nesta quarta-feira, em San Sebastián. E um vídeo nas redes sociais mostra que um torcedor da equipe basca fez um gesto no qual imitou um macaco na direção de Vinicius.
O momento flagrado no vídeo ocorreu quando Vini estava perto de uma das laterais do campo e virou alvo de xingamentos torcedores da Real Sociedad. O brasileiro reagiu as provocações pedindo mais barulho e exibindo um sorriso. No momento em que o torcedor flagrado fez um gesto imitando um macaco, Vinicius estava de costas.
O duelo em San Sebastián chegou a ser parado, enquanto uma mensagem era exibida no telão indicando que os torcedores não poderiam ter comportamento ofensivo nas arquibancadas. O lateral Asencio foi alvo de ofensas por parte dos fãs da Real Sociedad, e Vinicius, capitão do Real no confronto desta quarta-feira, reclamou com o árbitro.
Vini Jr. já foi vítima de racismo em outras partidas na Espanha desde que chegou ao Real Madrid, em 2018. Diante dos repetidos casos, o brasileiro reagiu e tornou-se uma voz importante no combate ao preconceito no futebol local, cobrando ações de LaLiga e da Federação Espanhola.
Em maio de 2023, o caso mais grave ocorreu diante do Valencia, no Estádio Mestalla. Vinicius foi alvo de torcedores imitando e fazendo sons de macaco, e se revoltou, reclamando com o árbitro da partida e apontando para um fã nas arquibancadas. O jogo foi interrompido, mas retomado depois – e Vini acabou expulso após um lance.
A reação de Vinicius ao caso gerou grande repercussão e incluiu até mesmo uma manifestação do governo brasileiro. A CBF fez uma campanha contra o racismo para se solidarizar com Vini Jr, e LaLiga prometeu ser mais dura para combater o preconceito nos estádios. O caso acabou aumentando a pressão sobre autoridades espanholas para que torcedores envolvidos em casos de racismo fossem presos e julgados.