Quem é Vinicius Drumond, bicheiro suspeito de furtar petróleo
Bicheiro é filho de Luizinho Drumond, ex-patrono da Imperatriz Leopoldinense. Vinicius é apontado como chefe da organização criminosa
Vinícius Drumond (foto em destaque), filho do falecido bicheiro e ex-patrono da Imperatriz Leopoldinense Luizinho Drumond, é apontado como o chefe de uma organização criminosa especializada no furto de petróleo e derivados de dutos subterrâneos.
Segundo as investigações da Polícia Civil do Rio de Janeiro (PCERJ), ele é investigado por comandar esquemas que envolvem o jogo do bicho, lavagem de dinheiro e agiotagem.
Sua atuação teria sido para além da contravenção tradicional, tendo financiado diretamente duas operações criminosas. A Operação Ouro Negro, deflagrada nesta quarta-feira (5/1), visa desarticular o esquema liderado por Vinícius. As investigações apontam que o grupo utilizava empresas de fachada, “laranjas” e intermediários para disfarçar suas atividades ilícitas.
O esquema seria sofisticado, onde os criminosos mantinham uma estrutura organizada, com setores especializados no furto de combustíveis, armazenamento e transporte, além de informantes que monitoravam eventuais ações policiais.
INVESTIGAÇÕES ANTERIORES
Além do furto de petróleo, a polícia apura a relação de Vinícius com o homicídio do advogado Rodrigo Marinho Crespo, em fevereiro do ano passado, em frente à sede da OAB, no Centro do Rio.
A PCERJ relata que o veículo utilizado no crime foi alugado por uma empresa de fachada ligada ao grupo, o que levantou suspeitas sobre a conexão.
Já leu todas as notas e reportagens da coluna hoje? Acesse a coluna do DE.