Press "Enter" to skip to content

Violência de torcedores vira tendência negativa no futebol brasileiro; relembre

Última atualização 07/03/2022 | 17:55

Brigas de torcedores sempre estiveram presentes no mundo do futebol. O início deste ano, contudo, vem reservando ainda mais ocorrências negativas desse tipo. Em pouco mais de dois meses, seis grandes casos de selvageria no Brasil estiveram nos holofotes. Relembre todos eles, envolvendo diferentes clubes do esporte nacional.

Seis confusões de Norte a Sul

No mesmo dia, em 24 de fevereiro, aconteceram dois casos de violência de torcedores. Ambos ocorreram na Região Nordeste. O primeiro foi em Salvador, enquanto a delegação do Bahia se dirigia à Arena Fonte Nova para enfrentar o Sampaio Corrêa. No caminho, o ônibus do Tricolor de Aço foi atingido por uma bomba. Os jogadores Danilo Fernandes, Marcelo Cirino e Matheus Bahia se feriram. Os dois últimos tiveram machucados leves, mas o primeiro sofreu um trauma no olho e precisou fazer cirurgia. Paralelamente, em Recife, a van do Náutico foi alvo de objetos arremessados, por pouco não acertando algum passageiro.

Em 26 de fevereiro, houve confusão na Região Sul. Em Porto Alegre, no trajeto para o tradicional clássico Gre-Nal, torcedores rivais jogaram pedras no transporte do Grêmio. Uma delas acertou o meia paraguaio Villasanti, que sofreu concussão cerebral e traumatismo craniano; ele recebeu alta no dia seguinte. Na mesma data, houve uma invasão generalizada por parte da torcida do Paraná Clube, em Curitiba, após o rebaixamento do time no Campeonato Paranaense. Apoiadores da equipe tentaram agredir os próprios jogadores.

Por último, no Sudeste, aconteceu uma morte no último domingo (6). Antes do clássico entre Cruzeiro e Atlético-MG, em Belo Horizonte, ocorreram brigas entre torcedores rivais, resultando no falecimento de uma pessoa de 25 anos. No mesmo dia, as torcidas de São Paulo e Corinthians se enfrentaram em uma estação de metrô em São Paulo, mas não houveram feridos.

O assustador caso no México

Confusões no futebol não se restringem apenas ao Brasil. No dia 25 de fevereiro, houve uma briga generalizada entre torcedores de Atlas e Querétaro, no México. A informação oficial é de que são pelo menos 26 feridos, apesar de inicialmente terem sido divulgadas mais de 15 mortes, principalmente após as postagens de vídeos assustadores. O caso ainda está em investigação.