Virologista chinesa diz à mídia que Covid foi “criado em laboratório militar”

Li MengYan é uma virologista chinesa que está dando o que falar. Refugiada nos Estados Unidos, a especialista tem dado muitas entrevistas defendo a tese de que o Covid-19 foi um vírus desenvolvido em laboratório propositalmente pelo governo da China.

Após viralizar entrevista na Fox News americana, e dar entrevistas em diversos outros veículos, Li Meng-Yan falou novamente, dessa vez à Taiwan News, e declarou que antes fugir da China, ela “tinha claramente determinado que o vírus tinha vindo de um laboratório militar do Partido Comunista Chinês”.

A virologista expressou essa convicção a seus superiores na escola de saúde pública da Universidade de Hong Kong, mas segundo ela, foi ignorada. Seu antigo supervisor ainda teria avisado para Li Meng se manter “calada e ter cuidado”.

“Se tivesse contado a minha história na China, acabaria desaparecida ou assassinada”, declarou. O regime chinês e a OMS não responderam às acusações da profissional. Mas a OMS declarou não ter conhecimento de que a virologista tenha participado de alguma investigação sobre o Coronavírus.

Alguns a consideram uma corajosa denunciante que arriscou sua vida para dizer a verdade. Outros a veem como charlatã de uma jogada para derrubar o Partido Comunista Chinês. Vale lembrar que alguns países cobraram severamente as primeiras atitudes de contenção do vírus pelo governo chinês e pela Organização Mundial da Saúde.

Muitos acreditam nessa teoria, justamente porque a crise econômica mundial realmente atingiu os concorrentes da China no mercado internacional. Enquanto o país asiático, primeiro a vencer a pandemia, teria muito a ganhar, saindo como principal economia mundial após o fim do Covid.

O que você acha de tudo isso?

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Árvore de Natal desaba em Maricá, RJ, deixando um morto e dois feridos

Na tarde desta segunda-feira, 16, uma árvore de Natal flutuante desabou na Lagoa de Araçatiba, em Maricá, no Rio de Janeiro, causando a morte de uma pessoa e deixando outras duas feridas. O incidente ocorreu devido aos fortes ventos e à chuva intensa que atingiram a região.

De acordo com a Prefeitura de Maricá, a vítima fatal era um funcionário da empresa responsável pela montagem da estrutura. Ele chegou a ser socorrido e levado ao Hospital Municipal Conde Modesto Leal, mas não resistiu aos ferimentos.

As outras duas vítimas foram encaminhadas ao Hospital Municipal Doutor Ernesto Che Guevara. Uma delas já recebeu alta, enquanto a outra permanece fora de perigo.

A Prefeitura informou, em nota oficial, que está oferecendo suporte às vítimas e suas famílias, além de investigar as causas do acidente.

Temporal no estado do Rio de Janeiro

O forte temporal que atingiu a região nesta segunda-feira trouxe granizo e ventos intensos em diversos bairros do Rio de Janeiro. Segundo o sistema Alerta Rio, as condições climáticas foram influenciadas por áreas de instabilidade, que causaram céu nublado e pancadas de chuva isoladas em alguns pontos da cidade.

Imagens compartilhadas nas redes sociais mostram os impactos do temporal, que contribuiu para o desabamento da estrutura da árvore de Natal.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp