Dois navios da Marinha do Japão estarão abertos para visitação gratuita em Fortaleza neste sábado, dia 6. Os navios Kashima e Shimakaze poderão ser visitados na Companhia Docas do Ceará, localizada no Bairro Cais do Porto. As vagas são limitadas, por isso os interessados devem realizar o agendamento prévio no site da Companhia.
O agendamento estará disponível a partir desta quinta-feira, dia 4, ao meio-dia. Aqueles que desejam visitar os navios devem se cadastrar com antecedência para garantir o acesso. Por questões de segurança, somente as pessoas que realizarem o cadastro prévio poderão entrar nas embarcações.
Durante o processo de agendamento, será necessário fornecer informações como e-mail do responsável, nome completo do visitante, data de nascimento, documento de identidade, telefone, CEP, e informar sobre a presença de alguma necessidade especial, visto que o acesso aos navios é feito por uma rampa com degraus.
Após o preenchimento do cadastro, os visitantes receberão por e-mail a confirmação da reserva, juntamente com um QR CODE. Recomenda-se que todos cheguem com 15 minutos de antecedência ao horário agendado, utilizando calçados fechados e sem bolsas ou animais de estimação. Portar armas de fogo também é proibido durante a visita.
O navio Kashima é conhecido como o principal navio-escola do Japão, destinado à formação de novos oficiais e cumprindo um papel diplomático em suas viagens pelo mundo. Já o navio Shimakaze, originalmente utilizado como navio de guerra em 1988, foi transformado décadas depois em um navio de treinamento.
Essa passagem pelo Brasil faz parte de uma viagem internacional que engloba exercícios navais, intercâmbio cultural e a aproximação entre o Japão e seus países parceiros. A presença dos navios japoneses em Fortaleza é uma oportunidade única para os visitantes conhecerem de perto essas impressionantes embarcações e aprenderem mais sobre a Marinha do Japão.